22/10/08 |

Índios Apinajé recebem materiais da Embrapa Hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Representantes da tribo do Apinajé, na região do Bico de Papagaio, na cidade de Tocantinópolis, norte de Tocantins, visitaram a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) na terça-feira( 21) . A visita fez parte das atividades do projeto Krahô, liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), que visa garantir a segurança alimentar de povos indígenas com o resgate de variedades tradicionais e introdução de novos materiais de interesse desse público.

Na Unidade, o grupo de 24 índios teve acesso a materiais do banco de germoplasma de batata-doce e pimentas da Embrapa Hortaliças e levaram para as suas aldeias exemplares de raízes e frutos, além de sementes e ramas. Eles também receberam material com informações sobre o cultivo dessas e de outras hortaliças.

O pesquisador João Bosco Carvalho da Silva abordou a produção de batata-doce, com detalhes sobre o plantio de ramas, preparação do terreno e diferentes materiais.  Ele também falou sobre a batata-doce alaranjada, enriquecida com beta-caroteno, e sobre a produção de farinha com essa raiz, que pode ser uma alternativa tanto para armazenamento, como para geração de renda.

Esse material e essa tecnologia agroindustrial estão sendo desenvolvidos no âmbito do projeto AgroSalud, que envolve diversas instituições da América Latina, e do projeto de alimentos biofortificados da Embrapa, que conta ainda com a participação da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro), Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas-BA),  Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI) e a Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS).

A produção de pimentas foi abordada pelo pesquisador Geovani Bernardo Amaro e pela analista Sabrina Isabel Costa Carvalho. Na ocasião, os índios visitaram uma área demonstrativa com diversos materiais comerciais e com a variedade de pimenta dedo-de-moça Mari, lançada este ano pela Embrapa Hortaliças.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF) Embrapa Hortaliças Contatos.: (61) 3385-9109 marcos.esteves@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/