22/10/08 |

Seminário Gestão Ambiental na Agropecuária em Bento Gonçalves

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 29 de outubro a 1º de novembro, Bento Gonçalves sediará a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - FIEMA 2008. A Embrapa, representada pelas unidades Clima Temperado, Meio Ambiente, Suínos e Aves, Trigo, Uva e Vinho, se integra ao fórum e, além de participar como expositora, realiza o Seminário sobre Gestão Ambiental na Agropecuária, na manhã do dia 30, no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).

O evento, totalmente gratuito, será uma oportunidade de conscientização sobre a importância da produção sustentável e ações de conservação do meio ambiente. O seminário é direcionado para produtores e lideranças das diferentes cadeias produtivas da agropecuária da região.

Na primeira parte da programação ocorrem duas palestras que apresentam um panorama geral do assunto. O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Marco Antonio F. Gomes, falará sobre "Impactos ambientais da produção agropecuária" e, na seqüência, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Luciano Gebler, tratará sobre "A utilização de ferramentas de gestão ambiental para o gerenciamento da atividade agropecuária".

Dando continuidade, o assunto será o "Manejo de embalagens" e será apresentado pelos técnicos Eduardo Bastos e Marcelo Lerina, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Encerrando a programação ocorre o painel "Tecnologias para redução do impacto ambiental", no qual serão apresentados quatro cases. O primeiro será sobre "Produção Integrada" e ficará a cargo do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Alexandre Hoffmann; "Manejo de dejetos de suínos" será apresentado pelo pesquisador Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves; Márcio Magnani, da Embrapa Clima Temperado, fala sobre o "Projeto de Agroenergia" e o pesquisador Henrique Pereira dos Santos, da Embrapa Trigo, discorre sobre o "Plantio Direto". A última parte prevê uma sessão de perguntas e debates sobre os diversos temas apresentados.

O evento integra a programação oficial da Fiema 2008 e conta com o apoio da Comissão Interestadual da Uva, Corede Serra, Ibravin e Andef. Informações adicionais ou as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo telefone (54)3455-8082 com Laureane ou na página http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/gestamb2008.pdf.

Outras Atividades

Jornada Técnica Ambiental- Gestão Municipal

Acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, com uma reunião especial para as Administrações Públicas, conjunta com CONDIMA, ANAMMA, CONSEJUR, IBAMA, FAMURS, FEPAM, FNMA, ABEMA, Assembléia dos Prefeitos do Estado do Rio Grande do Sul e demais Órgão e Instituições. Este evento tem como objetivo principal apresentar o cenário global da problemática ambiental e sua relação direta com os administradores de uma cidade, suas responsabilidades, seus questionamentos, suas legislações e suas respostas. Também contará com apresentação de cases internacionais.

1 º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente

Nos dias 29, 30 e 31, ocorrerá o Congresso com o objetivo de apresentar o cenário global da problemática ambiental referente às emissões atmosféricas, resíduos sólidos e água e discutir tecnologias avançadas para a busca do desenvolvimento sustentável.

Prêmio FIEMA

O coquetel de premiação será no dia 30 de outubro, às 16h. Dos 10 premiados, cinco na categoria educacional e cinco, na tecnologia ambiental, será divulgado o grande vencedor. O Prêmio Fiema foi criado com o objetivo de reconhecer as melhores iniciativas visando a minimização dos impactos ambientais e a promoção da sustentabilidade.

A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), concorre na categoria tecnologia ambiental com o projeto Quintais Orgânicos de Frutas: Contribuição para a segurança alimentar em áreas rurais, indígenas e urbanas e a Embrapa Informação Tecnológica, de Brasília (DF), na categoria Educacional com o projeto Minibibliotecas da Embrapa – Tecnologias desenvolvidas, adaptadas pela Embrapa ao homem do campo por meio de crianças e jovens das escolas públicas municipais e estaduais, atendendo prioritariamente os municípios de menor IDH.

Programa de Educação Ambiental Viva a Natureza

As atividades do Viva a Natureza serão desenvolvidas entre 27 de outubro e 1º de novembro num espaço especialmente projetado para os pequenos. Serão 18 salas de oficinas (com capacidade para 30 crianças cada) e palco de espetáculo, que ocupará parte do Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. A idéia principal do espaço é fazer com que as crianças se sintam como uma estrela ou planeta do vasto universo. A projeto Viva a Natureza tem como tema o aquecimento global.

Confira toda a programação e detalhes no endereço: http://www.fiema.com.br

Viviane ZanellaEmbrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/