22/10/08 |

Seminário discute popularização da ciência na Semana de C&T

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com o objetivo de apresentar e discutir alternativas voltadas para a disseminação do conhecimento científico junto a diversos públicos, visando encurtar a distância entre a ciência e a população, a Embrapa Acre realiza, na sexta-feira( 24) , o Seminário "Estratégias para Popularização da Ciência".

Uma das ações do Projeto Bisaco, iniciativa que busca aproximar, de forma lúdica, a pesquisa científica e estudantes de escolas rurais, o evento também faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que se estende até o próximo domingo (26). 

Pesquisadores e técnicos da Embrapa Acre (Rio Branco), Rondônia (Porto Velho) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de profissionais de outras instituições de pesquisa, professores, jornalista e estudantes de comunicação participam do debate, que começa às 8h30, no auditório da Biblioteca da Floresta. A universalização do conhecimento e a produção de saberes estão entre os principais temas abordados.

A realização do Seminário lincado à Semana Nacional de C&T deve-se à pertinência do enfoque principal do maior evento científico e tecnológico do País: democratizar o conhecimento.  A Embrapa Acre também marca presença em outras atividades da Semana como o ciclo de palestras realizado na Fundação de Tecnologia do Acre, instituição responsável pela execução da programação no Estado. Além disso,  estudantes de escolas rurais e moradores de comunidades do entorno participam de palestras e exibições de filmes sobre Evolução e Diversidade, no auditório da Unidade.

Projeto Bisaco

Encontrar ferramentas capazes de promover o acesso à informação e ao conhecimento tem sido um desafio para as instituições de pesquisa. Uma experiência inédita da Embrapa Acre vai encarar o problema com foco no público estudantil de escolas rurais de diversos municípios acreanos. O "Projeto Bisaco – Ciência & Informação" contempla estudantes da zona rural do ensino fundamental e médio com a realização de mostras itinerantes de ciência e tecnologia, fomento e implantação de minibibliotecas e  implementação do Programa Embrapa & Escola, com o intuito de disseminar o conhecimento científico no espaço rural. Aprovado pelo MP4, o Bisaco também pretende resgatar práticas culturais e costumes da população amazônica. De acordo com a analista Mauricília Silva, líder do projeto, por meio de material didático-pedagógico como painéis, publicações, vídeos, maquetes, folderes e jogos educativos, as mostras vão destacar conteúdos relacionados à ciência e ao atendimento das necessidades de informação das comunidades.

"Utilizar temas que apresentem componentes social, cultural, ambiental, tecnológico e produtivo, voltados para a realidade amazônica é uma forma de aproximar este público do mundo da ciência e, ao mesmo tempo, valorizar os conhecimentos tradicionais", explica.

Socialização do conhecimento

A diversidade de contextos rurais no Acre gera um grande hiato entre o conhecimento e as comunidades rurais, com conseqüências nos diversos aspectos da vida da população. Como explica Mauricília Pereira, a popularização da ciência tem impacto direto sobre o progresso e o desenvolvimento social. A necessidade de tomar novos rumos neste processo remete à construção de modelos de disseminação capazes de dialogar com diferentes públicos e espaços, deixando de lado os modelos tradicionais que limitam o acesso à informação.

No meio rural brasileiro a taxa de analfabetismo é três vezes superior à da população urbana (28,7%).  No Acre, a taxa de analfabetismo chega a 18% e a oralidade ainda prevalece como forma de comunicação mais usual. Este fato reforça a importância de proporcionar oportunidades de contato com o mundo da escrita. O incentivo à leitura, por meio de práticas lúdicas, amparadas em pequenos acervos bibliográficos direcionados às escolas rurais, denominados minibiliotecas, se converte em importante estratégia de socialização do conhecimento e em mecanismo eficiente para reverter esta realidade no universo rural.

Mais informações:

Diva GonçalvesEmbrapa AcreContato:  (68) 3212-3272diva@cpafac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/