27/10/08 |

Territórios da Cidadania em debate

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De segunda-feira (27) até quarta-feira (29), a Embrapa Transferência de Tecnologia, a Assessoria de Relações Nacionais (ARN) da Empresa e a Embrapa Amapá realizam a segunda Oficina sobre as Experiências das Unidades da Embrapa em Territórios Rurais. O evento acontece na Embrapa Amapá (Macapá - AP), juntamente com a reunião de trabalho da Agenda de Transferência de Tecnologia da Região Norte.

Participam da oficina representantes de todas as Unidades Descentralizadas e Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia da Região, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Hortaliças, Embrapa Caprinos e Embrapa Informação Tecnológica, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. A abertura do evento será feita pela diretora executiva da Embrapa Tatiana Deane Abreu de Sá.

O Programa Territórios da Cidadania foi lançado em fevereiro deste ano pelo Governo Federal e conta com o apoio de 17 ministérios, reunindo 170 ações de desenvolvimento regional e de garantia dos direitos sociais. Inicialmente foram escolhidos para fazer parte do projeto 60 territórios, o que beneficiará, só neste ano, cerca de mil municípios brasileiros.

Nordeste

A primeira Oficina sobre as Experiências das Unidades em Territórios Rurais foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro, na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE). De acordo com Petula Ponciano Nascimento, coordenadora de Relacionamento Institucional da Assessoria de Relações Nacionais da Embrapa, a etapa inicial da oficina foi uma apresentação de representantes do MDA, que explicaram o que são territórios, como eles são formados, qual a importância deles para o desenvolvimento das políticas públicas do Governo Federal, etc.

A segunda parte ficou a cargo do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), vinculado ao MDA, que fez uma apresentação do Programa Territórios da Cidadania. "O representantes do NEAD explicou o que são esses Territórios da Cidadania, a política do MDA em relação a eles e onde a Embrapa já está envolvida, entre outros temas", explicou Petula.

Segundo o pesquisador Fernando Matsuura, gerente adjunto de Promoção Tecnológica da Embrapa Transferência de Tecnologia, na terceira parte da oficina o MAPA falou sobre as áreas de atuação do Ministério para os Territórios, como a produção integrada no Nordeste, e a parcerias em andamento para potencializar as ações.

"Logo em seguida as Unidades apresentaram suas experiências em territórios e iniciaram a discussão sobre as ações de maior impacto e como elas podem ajudar umas às outras nesse trabalho", contou Matsuura, destacando que a quinta etapa da oficina foi a formação de grupos de trabalho para definir como as Unidades podem articular suas ações em rede para ampliar a atuação nos territórios.

"Um dos resultados mais relevantes dessa oficina foi que as Unidades do Nordeste identificaram a importância dessa troca de informações entre elas e também de se internalizar melhor o conceito de territórios nas UDs, além de destacarem a participação de outras Unidades que não são da Região, mas que podem ajudar com suas competências", ressaltou Petula.

Outra necessidade identificada foi a de alcançar uma integração maior da Embrapa com os Colegiados Territoriais, formados por todos os prefeitos da região do território, representantes da sociedade civil e de órgãos federais, estaduais e municipais. "Todo território tem o seu Colegiado e o seu articulador territorial, que foi identificado como um importante elo entre a Embrapa e o território", lembrou a coordenadora de Relacionamento Institucional da ARN.

Exercício da Agenda de TT - NordesteMatsuura, da Embrapa Transferência de Tecnologia, destacou ainda que, ao final da Oficina e da Reunião de Trabalho da Agenda de TT, as Unidades do Nordeste definiram um exercício de trabalho em rede, no Território de Sisal, que é um Território da Cidadania e faz parte do Projeto Agrofuturo. "A Embrapa Semi-Árido (Petrolina – PE), que coordena um trabalho de pesquisa no local, apresentou para as demais UD's as principais demandas da região e em seguida foi criada uma rede de contatos para trocar informações e apresentar soluções às demandas postas", contou Matsuura.

A etapa seguinte do exercício será entre 11 e 12 de novembro, quando representantes das Unidades irão ao território discutir propostas de ação com a comunidade. Em seguida, nos dias 13 e 14, eles se reúnem em Salvador para consolidar os projetos no âmbito de outras Unidades que também atuam em territórios, já que a meta é expandir esse trabalho no ano que vem para outros territórios do Nordeste onde as demais Unidades da Região atuam.

"Uma das surpresas foi que todas as UD's locais já têm algum tipo de atuação em territórios. Além disso, os chefes de Comunicação e Negócios foram sensibilizados para esse trabalho. Eles viram a importância da união de esforços e a necessidade de que cada um ofereça suas competências para a execução das ações", disse Petula. Participaram da Oficina no Nordeste UD's e Escritórios de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, além de outras Unidades que já atuam ou têm potencial de atuação na Região.

Segundo Matsuura, no caso da Região Norte, a dinâmica será praticamente a mesma utilizada no Nordeste, mas levando em consideração algumas particularidades locais, como o Programa Amazônia Sustentável e o Plano Arco Verde, que fazem parte da agenda do Governo Federal. "Já identificamos como as UD's da Região atuam em territórios, mas a idéia é unir esforços para ampliar as ações da Embrapa no Norte, aproximar as Unidades dos Colegiados Territoriais e organizar a atuação da Empresa nas políticas públicas da região", afirma Petula. Depois da Região Norte, a próxima oficina será no Centro-Oeste, de 1º a 3 de dezembro, em Brasília.

Eduardo Pinho MTb/GO - 1073

Assessoria de Comunicação Social

Contatos:61 34484015

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/