28/10/08 |

Embrapa Instrumentação terá Laboratório de Agroenergia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A criação do Laboratório de Agroenergia é uma das novidades que será anunciada na quinta-feira( 30)  durante a reunião do Comitê Assessor Externo (CAE).

A reunião, a ser realizada pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma forma de prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas em 2008.

De acordo com o chefe-geral, Álvaro Macedo, já estão sendo adquiridos os equipamentos para montagem do laboratório. A obtenção de novos materiais com extração de nanoestrutura a partir de produtos vegetais, liberação controlada de nutrientes, entre outros, também serão destaques do balanço a ser apresentado na reunião, como pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área de nanotecnologia.

Para Macedo, o grande desafio de 2008 foi à conclusão do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), que já está operando parcialmente. "Com o funcionamento do LNNA, a criação do Laboratório de Agroenergia e a atuação em mudanças climáticas globais, as perspectivas da Unidade são muito boas, porque o colocará, em conjunto com demais parceiros, na linha de frente de temas atuais e significativos, tanto em âmbito nacional como internacional".

Na área de Agricultura Familiar, a Embrapa Instrumentação Agropecuária ganhou reforço com a inauguração do Biodigestor para saneamento básico, produção de bioenergia e biofertilizante em Cabrália Paulista, com 50 metros de comprimento e quatro de largura, 250 metros cúbicos de capacidade de armazenamento de líquidos, o suficiente para produzir, pelo menos, 13 metros cúbicos de biogás e seis metros cúbicos de biofertilizante diariamente. O biodigestor segue o mesmo princípio da Fossa Séptica Biodigestora, desenvolvida pelo ex-pesquisador da Unidade Antonio Pereira de Novaes, e cujos resultados com a análise do efluente gerado serão apresentados na reunião pelo químico Wilson Lopes Tadeu da Silva.

Os estudos apontaram um incremento nas concentrações de nutrientes no solo sob uso do efluente em comparação com o solo com adubação mineral NPK, macro e micronutrientes em quantidades significativas, não sendo observado efeito de salinização nas profundidades analisadas. As análises foram realizadas envolvendo métodos e equipamentos avançados, como espectroscopia de ressonância paramagnética eletrônica, espectroscopia de ressonância magnética nuclear, espectroscopia de fluorescência em solução, entre outras.

Este ano o Centro está contando com recursos da ordem de R$ 760 mil provenientes do PAC da Embrapa para revitalização de laboratórios, infra-estrutura predial e para aplicação em projetos voltados a pesquisa em bioenergia e nanotecnologia.

O Comitê Assessor Externo tem a função de assessorar o Centro na definição de estratégias para o desenvolvimento de seu programa de trabalho e avaliação de seus resultados. Com o CAE, um órgão de caráter consultivo, composto por representantes da sociedade brasileira e comunidade científica o Centro amplia ainda mais sua integração com a comunidade, porque abre seu programa de pesquisa para ser analisado pela sociedade.

Joana Silva   Mtb 19554 Embrapa Instrumentação Agropecuária Contatos:(16) 2107 2927 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/