03/11/08 |

Cientistas articulam projeto de melhoramento genético do dendê

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O dendezeiro é uma palmeira com grande potencial de produção de óleos, que foi escolhida pelo programa brasileiro de biodiesel para ser cultivada na Região Norte.

Para ampliar o melhoramento dessa planta, tornando-a mais produtiva e resistente a doenças, cientistas de várias unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério daAgricultura, Pecuária e Abatecimento, se reuniram dias 29, 30 e 31 de outubro, em Manaus.

O encontro teve como meta ajustar os conhecimentos e elaborar um amplo projeto de melhoramento genético do dendê a ser apresentado a financiadores externos e promover o seu pleno desenvolvimento.

No melhoramento genético os cientistas utilizam plantas para a obtenção de indivíduos com características desejáveis, a partir do conhecimento docontrole genético destas características e de sua variabilidade.  A Embrapa trabalha com dendê há mais de 20 anos.

A demanda pelas sementes germinadas que a Embrapa comercializa é acima da capacidade de produção. A demanda atual é superior a 10 milhões desementes por ano, sendo que a Empresa vai poder atender pouco mais de 2 milhões em 2008.

O processo de produção das sementes ainda é demorado, mas a garantia de adquirir sementes de alta qualidade é assegurada.

O pesquisador Manoel Teixeira, da Embrapa Labex  Europa, explica que a idéia é organizar as pesquisas com dendê para que o Brasil volte a trabalhar em parceria com a França, que possui grande conhecimento nessa cultura.

Os dois países têm uma parceria estabelecida por meio do CIBA, que é o Consórcio Internacional de Biologia Avançada que foi estabelecida entre a Embrapa e a França. Durante a ação da Embrapa Labex nos primeiros anos, uma das culturas em que houve suporte na articulação foi o dendê e com a materialização do CIBA, o dendê foi considerado novamente como prioridade.

Segundo Teixeira, a Embrapa tem um  projeto de melhoramento genético do dendê, mas  a idéia geral é fortalecer esse programa que deverá ser executado em rede (envolvendo vários centros de pesquisa), com componentes de biotecnologia, de biologia avançada, de genômica dando suporte e apoio aos melhoristas.

"Realmente devemos fortalecer esse programa para que ele tenha a cara ou esteja nos moldes nos demais programas de melhoramento de dendê do mundo, como o da França que tem uma plataforma muito grande de marcadores moleculares, por exemplo'', ressaltou.

Maria José Tupinambá  MTb/AM 114Embrapa Amazônia Ocidental – Manaus/AMContatos: (92) 3621-0352 - Fax (92) 3621- 0430maria.tupinamba@cpaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/