06/11/08 |

Embrapa tem novos conselheiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Conselho de Administração (Consad) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conta a partir desta quinta-feira (6) com novos conselheiros. Derli Dossa, produtor rural e chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, e Murillo Francisco Barella, diretor do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), assinaram o termo de posse e participaram pela primeira vez da reunião do Conselho.

O presidente do Consad, Silas Brasileiro, lembrou dos trabalhos prestados pelos conselheiros cujos mandatos se encerraram, Hélio Tolini e Alexandre Kalil. "Eles prestaram serviços significativos", comentou. O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, deu as boas-vindas aos dois novos conselheiros e disse que está entusiasmado com as possibilidades de interação com os setores que eles representam.

Novos Conselheiros

Derli Dossa é formado em Ciências Naturais e Engenharia Agronômica pela Universidade de Passo Fundo, mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor pela Universidade de Bougone (França). Trabalhou na Secretaria da Agricultura do Paraná, foi pesquisador da Embrapa e tem diversos trabalhos publicados. É professor de pós-graduação em Agronegócio em diversas universidades.

Murilo Francisco Barella é mestre em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi diretor administrativo e financeiro do Instituto de Previdência e Saúde de Guarulhos, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) da Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração Societária da União (CGPAR).

Consad

O Conselho de Administração, instalado no fim de 1997, tem a função fundamental de canalizar, para a Embrapa, as visões da sociedade quanto ao papel institucional da Empresa, contribuindo, assim, para que a instituição defina suas macropolíticas e negocie os meios para implementá-las. A estrutura do conselho é simples e ágil; conta com um presidente, um vice-presidente, quatro membros indicados e um secretário-geral.

O Consad é presidido pelo Secretário-Executivo do Mapa, Silas Brasileiro. A vice-presidência é exercida pelo diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana. Além deles e dos novos conselheiros, são membros Ernesto Paterniani, membro indicado que representa a Academia, e Aloísio Lopes Pereira de Melo, membro indicado que representa o Ministério da Fazenda.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/