18/11/08 |

Embrapa África viabiliza vinda de produtores ao Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma comitiva de produtores e especialistas em agricultura da República do Gana, país do continente africano, esteve em Campinas e região, no período de 24 de outubro a 5 de novembro.  A visita patrocinada pela Agência Internacional para o Desenvolvimento dos Estados Unidos – USAID (United States Agency of International Development), visitou  organizações de pesquisa e extensão, universidades, produtores de cana-de-açúcar tradicionais e  orgânicos e usinas de açúcar e álcool, com o objetivo de buscar um direcionamento para o desenvolvimento sustentável de seu território.

A visita foi articulada pelo Escritório da África da Embrapa e, no Brasil, contou com o apoio do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia; da Embrapa Informática Agropecuária e da Embrapa Meio Ambiente, sediadas em Campinas e Jaguariúna (SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A comitiva composta por John Gbenyo, presidente de uma comissão de agricultores; Victor Mills Dogbey, secretário da Comissão de Agricultura; Senyo Kwasi Hugh especialista em agricultura do Estado e Ericson Bright consultor e contabilista, vieram ao Brasil com interesse na produção de açúcar e de questões relacionadas à produção orgânica, meio ambiente, produção em pequena escala e organização da produção agrícola com base familiar.

A programação da visita foi elaborada para que o grupo pudesse conhecer e identificar tecnologias que possam ser utilizadas em sua terra de origem, afirmou Pedro Abel, pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia de Campinas, que junto com Fábio César pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária, organizaram a agenda de visitas do grupo. Pedro Abel, explica que depois de identificadas, as tecnologias serão adaptadas para a realidade do país com a colaboração da Embrapa.

Um local  que despertou muito interesse dos participantes da comitiva, foi a Fazenda Nata da Serra de produtos orgânicos em Serra Negra (SP), na qual o proprietário Ricardo Schiavinato, parceiro da Embrapa Meio Ambiente, se dedicou a explicar todo o manejo de seu rebanho leiteiro incluindo a utilização de medicamentos homeopáticos e alimentação produzida em sistema orgânico.

Ricardo estendeu a visita à sua produção de derivados de leite como queijos e iogurtes e afirmou aos produtores e técnicos da comitiva que a produção orgânica é viável e rentável em pequenas propriedades, o que deixou a comitiva muito animada.

Gana tem  problemas sociais, decorrentes da concentração de renda, suas principais atividades econômicas são a produção de cacau e  extração de recursos naturais, principalmente madeira e ouro. Há algum tempo o governo ganense vem buscando a diversificação agrícola com ênfase na pequena produção.

Uma das atividades eleitas pelo governo de Gana é a produção de açúcar, mascavo orgânico. O Escritório da Embrapa na África tem procurado auxiliar o programa agrícola de governo, articulando visitas técnicas de representantes da agricultura de Gana ao Brasil, como uma estratégia de promover o intercâmbio de conhecimento entre os dois continentes.

Vera Scholze Borges  MTb 72462Embrapa Transferência de Tecnologia em CampinasContatos:(19) 3232 1955

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/