13/11/08 |

Defensivos naturais são tema de congresso em Belém

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os principais especialistas em defensivos naturais utilizados na agricultura participam em Belém,  de 10 a 14 de novembro, do IV Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais (Cobradan). Além de palestras, a programação inclui relatos de produtores que fizeram a transição da agricultura convencional para a orgânica.

No primeiro dia do evento, durante a abertura , haverá a entrega do prêmio "Defensor da Ecologia" para Osvaldo Kato, o primeiro produtor de laranja orgânica certificada do Estado do Pará e também pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, instituição realizadora do evento e  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecupária - Embrapa, vinculada  ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o pesquisador Luis Poltronieri,  coordenador do evento, o congresso enfatiza a importância da utilização de defensivos agrícolas naturais para obter alimentos saudáveis e livres de resíduos químicos, principalmente quando dados a respeito revelam que o Brasil é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos do mundo e responsável pelo consumo de cerca de 50% da quantidade de produtos agroquímicos na América Latina.

O uso exagerado e às vezes incorreto de produtos agroquímicos (inseticidas, pesticidas e acaricidas) na agricultura traz conseqüências danosas ao meio ambiente e à saúde humana e animal. Uma das inúmeras alternativas naturais possíveis, lembra o pesquisador Poltronieri, é a utilização da manipueira (tucupi) como defensivo e fertilizante agrícola.

O conjunto de palestras do congresso vai enfocar métodos alternativos de controle de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como o mercado, a certificação e a regulamentação de produtos e insumos agropecuários alternativos. Também serão abordados temas sobre utilização de resíduos agrícolas, sobre microrganismos, extratos de plantas medicinais e óleos vegetais, produção de abacaxi orgânico e produtos de origem mineral no controle alternativo de patógenos e pragas de plantas.

Laranja orgânica

Osvaldo Kato, que receberá o prêmio Defensor da Ecologia na noite de abertura do evento , é o primeiro produtor de laranja orgânica certificada do Pará. Na Embrapa Amazônia Oriental, Osvado Kato é o pesquisador  responsável pelo Projeto Tipitamba, dedicado à agricultura sem queima. O prêmio será entregue pela diretora executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá.

Mais informações:

Embrapa Amazônia Oriental

Contatos:91 32041200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/