14/11/08 |

Extensionistas são treinados na Flórida

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Hortaliças e a Emater-DF, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, uniram-se, mais uma vez, em torno de objetivos comuns. Um grupo formado por 15 extensionistas participou, no período de 01 a 08 de novembro, de treinamento de curta duração sobre produção e transferência de tecnologia aplicada a hortaliças, oferecido pelo Departamento de Horticultura da Universidade da Flórida, em Gainesville, EUA. Como parte do treinamento, o grupo visitou áreas de produção, de embalagens e de processamento de hortaliças em diversas cidades da região.

A viagem segue o roteiro estabelecido pelo acordo de atuação conjunta firmado entre a Embrapa Hortaliças e a Emater-DF, e que prevê a capacitação nos Estados Unidos de técnicos da Emater nas áreas de produção, colheita e manuseio pós-colheita. Essa parceria ainda envolve ações de cooperação técnica com o Haiti, a inclusão da Embrapa Hortaliças no projeto Pró-Folhosas, da Emater, e iniciativas visando a promoção do consumo de hortaliças no Distrito Federal.

O pesquisador Celso Moretti, chefe da Embrapa Hortaliças, e o presidente da Emater-DF, Carlos Magno Campos, foram acompanhados pelo secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, a cujo empenho credita-se a viabilização de muitos dos projetos articulados entre as duas instituições. Na avaliação do presidente da Emater, além dos conhecimentos disponibilizados aos extensionistas, a viagem rendeu outros bons frutos.

Conforme Carlos Magno, a missão serviu também para alinhavar um acordo entre a Empresa Brasileira de Extensão Rural com a Universidade da Flórida, nos mesmos moldes do que vem sendo realizado entre essa instituição americana e a Embrapa Hortaliças.

Além do acordo, que vai possibilitar intercâmbios e troca de experiências, a Emater também propôs à Universidade da Flórida ações conjuntas em projetos voltados à segurança alimentar. "O Brasil desenvolve hoje de 10 a 12 missões nessa área, em países da África e no Haiti, então a nossa idéia é incluir a Universidade da Flórida nesses projetos de cooperação técnica", explicou.

O presidente acrescentou que também foi colocada na agenda de discussão a construção de um Centro de Capacitação Técnica, proposição que vem sendo discutida pela Emater com possíveis parceiros, num leque que abrange a Embrapa, os ministérios da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário, o Sebrae, entre outras.

Ricas experiências

Para Werito Fernandes, agrônomo da Embrapa Hortaliças, que acompanhou o grupo de extensionistas, o contato com os produtores de diversas regiões do estado da Flórida, abriu novos horizontes de conhecimento no que diz respeito às tecnologias e práticas agrícolas introduzidas com sucesso nessas áreas.

Ao destacar que a produção de hortaliças no estado americano é feita com a adoção das melhores tecnologias disponíveis no mundo, ele chamou a atenção para a preocupação com a rastreabilidade e com a segurança do alimento em todos os elos da cadeia produtiva. "Essa preocupação é reflexo da exigência dos consumidores e também de uma legislação rigorosa", resumiu Werito.

Embrapa HortaliçasAnelise Macedo- DRT 2749/DFContatos: 3385 9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/