17/11/08 |

Biocombustíveis é tema de congresso internacional em São Paulo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A comunidade científica, acadêmica, governos e representantes de organizações públicas e privadas discutem entre os dias 17 e 19, em São Paulo (SP), um dos temas de maior interesse entre diferentes públicos no mundo inteiro: a utilização, políticas, produção e comércio de biocombustíveis.

O encontro desses diferentes segmentos ocorrerá na Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: os combustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável, organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Entre os convidados do evento está o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana.

A abertura do evento está agendada para as 14h do dia 17, no Hotel Gran Haytt, Dividido em suas partes, o congresso terá, de segunda a quarta-feira terá cinco sessões plenárias, abertas ao público. Nos dias 20 e 21 ocorrerá a reunião intergovernamental de alto nível, quando serão apresentadas pelos relatores de cada uma das plenárias da primeira etapa do evento as conclusões das discussões.

Crestana será o mediador da plenária IV, no dia 19, que tratará de biocombustíveis e inovação: pesquisa e desenvolvimento, oportunidades para ciência e tecnologia, biocombustíveis de primeira e segunda gerações. Esse debate começa às 9hs30min e terá como relatora a vice-presidente para a América Latina e Caribe do Banco Mundial, Pamela Cox.

Os debatedores são os seguintes: Helena Chum (gerente do grupo de pesquisa, exploração e análise de biorrefinarias do Laboratório Nacional de Energia Renovável) ; Mohammed Hassan (presidente da Academia Africana de Ciências e diretor executivo da Academia de Ciências para o Mundo e Desenvolvimento); John Melo (representante da Amyris Biotechnologies); José Goldemberg (ex-ministro da Ciência e tecnologia); Lúcia Melo (presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos).

Tecnologias da Embrapa

Paralelo ao congresso também se realiza a 1ª Exposição Internacional sobre Biocombustíveis. Uma das 40 Unidades descentralizadas da Empresa, a Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) estará com estande mostrando tecnologias da estatal. Entre as novidades estão animações que explicam as inovações sobre biocombustíveis. Os pesquisadores levam ao evento trabalhos sobre a produção de etanol lignocelulósico, utilizando tecnologia de segunda geração – que promete se constituir em negócios de grande avanço.

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)Telefone (61) 3448-4015E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/