19/11/08 |

Embrapa terá núcleo disseminador em Agroecologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Liderado pelo pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Marcos Corrêa Neves, o projeto Desenvolvimento de Núcleo de Disseminação de Conhecimentos e Tecnologias de Base Agroecológica prevê a instalação de um Centro Disseminador em Agroecologia - CDA em uma área da Embrapa Meio Ambiente, de aproximadamente cinco hectares (50 mil m2).

Nesse local está sendo implantado um conjunto de manejos demonstrativos do uso do solo em base agroecológica, utilizando e adequando tecnologias geradas na Embrapa e nas instituições parceiras.

Segundo o agrônomo e membro do projeto, Francisco Miguel Corrales, também da Embrapa Meio Ambiente, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, propõe-se a utilização combinada de uma série de instrumentos de comunicação coordenados pela Empresa e seus parceiros, tendo em vista disseminar conhecimentos e técnicas com base na Agroecologia.

"O papel do CDA é apresentar os princípios e demonstrar tecnologias que contribuam para o processo de transição agroecológica, utilizando instrumentos de comunicação que promovam a aprendizagem de públicos diversificados interessados no tema", explica Corrales.

De acordo com ele, a partir de uma base de parcerias já constituídas e de outras a serem ampliadas - formada por pesquisadores, extensionistas, docentes e agricultores - pretende-se consolidar um núcleo intra e interinstitucional com enfoque na Agroecologia.

Assim, o CDA será um espaço de disseminação de conhecimento e tecnologia com enfoque agroecológico, podendo-se ampliar a diversidade de técnicas demonstradas à medida que novos projetos e parcerias forem sendo estabelecidos. "Recursos complementares serão buscados, a fim de ampliar o sistema agroecológico no CDA e torná-lo um mecanismo perene de comunicação e aprendizagem", completa Corrales.

Ele enfatiza que a área física do núcleo é um local onde serão aplicados instrumentos de comunicação para a demonstração de tecnologias a serem adaptadas a contextos específicos do público. Na medida em que os manejos de base agroecológica forem instalados no CDA serão promovidas atividades voltadas à aprendizagem no tema, tais como cursos, workshops, dias de campo, visitação e disponibilização de banco de dados de tecnologias.

Além da disseminação de conhecimentos e tecnologias de base agroecológica, no CDA também haverá a aplicação e demonstração de técnicas de monitoramento de indicadores de sustentabilidade, verificando a evolução do sistema de produção de acordo com os fundamentos da agricultura de base ecológica.

Doze tecnologias

Na área será implantado um conjunto mínimo de doze tecnologias em campo. De acordo com a equipe proponente, as tecnologias foram escolhidas a partir de consultas a especialistas de instituições de pesquisa, extensionistas, docentes e produtores rurais. "Os requisitos utilizados na escolha das tecnologias têm por base atender aos preceitos da Agroecologia, formando um conjunto harmônico e representativo de manejos aplicáveis tanto ao meio rural brasileiro em geral quanto em especial à região onde se localiza o CDA", informa Corrales.

As tecnologias a serem implantadas e demonstradas no CDA são: 1) sistema agroflorestal na cultura de café; 2) sistema de cultivo em consórcio (milho, feijão e leguminosa); 3) coleção de raízes e tubérculos; 4) técnicas de recuperação de Área de Preservação Permanente; 5) sistema agroflorestal com ênfase em plantas medicinais, aromáticas e condimentares; 6) técnicas de recuperação de Reserva Legal em área com presença de eucalipto; 7) técnicas vegetativas de conservação de solo; 8) técnicas mecânicas de conservação de solo; 9) arboreto florestal; 10) coleção de leguminosas; 11) implantação de barreiras naturais; 12) consórcio banana e café.

Instituições participantes

  • Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – APTA/Pólo Centro-Sul
  • Associação de Agricultura Natural de Campinas – ANC
  • Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI
  • Embrapa Meio Ambiente
  • Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Campinas
  • Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Esalq/USP
  • Instituto Agronômico - IAC
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Jaguariúna, SP

Eliana Lima, MTb 22.047Embrapa Meio Ambienteelima@cnpma.embrapa.br(19) 3311.2748

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/