19/11/08 |

Seminário de Agroecologia em Mato Grosso do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul será mais uma oportunidade para a discussão da importância dos princípios ecológicos para o manejo de sistemas agrícolas, buscando a conservação dos recursos naturais, como o solo, a água e a biodiversidade.

O evento vai ser nesta quinta-feira (20) e sexta-feira(21), na   Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Uma das ênfases no seminário será que o aproveitamento dos recursos existentes nas propriedades, para o manejo dos sistemas agrícolas, proporciona aos agricultores uma forma ambientalmente saudável e rentável de produção, com a geração de produtos de qualidade, que melhoram a vida tanto dos agricultores quanto dos consumidores.

O pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e presidente da comissão organizadora do seminário, Milton Padovan, explica que para compor um sistema de produção agroecológico, a diversificação de cultivos e criação de animais, a conservação de matas ciliares, reservas legais e permanentes e a manutenção ou o plantio de árvores e arbustos nas áreas de lavouras e pastagens garantem boa diversidade de espécies.

"Isso favorece o equilíbrio biológico, mesmo num sistema de produção, ou seja, dificilmente ocorrerão "pragas e doenças" naturalmente, o que aumenta as chances de sucesso", explica Padovan.

Seminário

A abertura do evento conta com a conferência "Agroecologia: Nova Ciência para Apoiar a Transição à Agricultura Sustentável", proferida por Francisco Roberto Caporal, da Associação Brasileira de Agroecologia e Secretaria de Agricultura Familiar (Ministério do Desenvolvimento Agrário), de Brasília.

As mesas-redondas que fazem parte do programa do seminário têm como temas: conversão agroecológica, processos organizacionais em rede, comércio justo e solidário e sistemas participativos de garantia (certificação participativa), inclusive com a apresentação de experiências do Paraná, de Goiás e de Mato Grosso do Sul.

Já as oficinas abordarão: compostagem e vermicompostagem, biofertilizantes, adubação verde, plantas medicinais (produção e processamento), planejamento da produção e consumo saudável de alimentos; controle parasitário alternativo em bovinos; produção caseira de defensivos orgânicos e recuperação de áreas degradadas através de sistemas agroflorestais.

Também serão apresentados trabalhos técnico-científicos, na forma de pôster, e experiências individuais e coletivas em agroecologia desenvolvidas e em desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, sob a forma oral e de pôster. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico _www.cpao.embrapa.br/seminarioagroecologia2008 <http://www.cpao.embrapa.br/seminarioagroecologia2008>_ ou pelos telefones (67) 3416-9754 e 3416-9738.

Kadijah Suleiman  (MTb RJ 22729JP) Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados (MS) (67) 3416-9742 kadijah@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/