19/11/08 |

Presidente da Indonésia conhece pesquisa em soja e etanol

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O presidente da República da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyno, visitou a Sede da Embrapa na quarta-feira( 19)  para conhecer o trabalho da Empresa, em especial na área de alimentação (soja) e agroenergia (etanol). Na ocasião, Lee Myung-bak declarou que gostaria muito que o seu país seguisse o exemplo do Brasil e se tornasse um país agroindustrial. Indonésia, em conjunto com a Malásia, atualmente produzem cerca de 80% de todo óleo de palma (dendê) do mundo, sendo que, na Indonésia, já se utiliza o Diesel B5, isto é, diesel com 5% de biodiesel de óleo de palma ou dendê. "Da nossa parte, detemos conhecimento e tecnologia em etanol.Daí o interesse deles pelo tema. Em termos de alimentação, a soja é um produto essencial na dieta da população da Indonésia e, pela nossa história de pesquisa e desenvolvimento nessa área, eles querem aprender com a nossa experiência", detalha Esdras Sundfeld, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

Durante a visita, pesquisadores da Embrapa apresentaram um pouco da histórico de pesquisa em soja e etanol, bem como as perspectivas e o retorno socioeconômico do investimento nessas áreas para o Brasil.

Nas apresentações, foi mostrado a "saga" da expansão da soja no Cerrado a partir da criação da Embrapa, bem como enfatizado o potencial do País para a biodiesel. Primeiramente por meio da política de incentivo à produção de etanol na década de 70 e, mais recentemente, com a implantação do Plano Nacional de Agroenergia,  diversificou-se o leque de opções de matérias-primas para a elaboração de biodiesel.

A visita também deverá subsidiar acordo a ser assinado em breve entre a Embrapa e a Indonesian Agency for Agricultural Research and Development (IAARD) que prevê intercâmbio de informação e documentos técnico-científicos; intercâmbio de pesquisadores, peritos e treinandos; projetos de cooperação técnica e ainda outros meios similares a serem acordados.

Temas abordados

Especificamente, os temas focalizados serão: biotecnologia e aplicação dos instrumentos respectivos para aperfeiçoamento de variedades de soja e de outras congêneres; reparação de solos ácidos tropicais para sementes de soja; tecnologia para provisões de sementes e estratégia de criação de gado para corte e tecnologia de reprodução.

A economia da Indonésia assenta, essencialmente, nas atividades agrícola, mineira e industrial. O setor agrícola produz arroz, milho, mandioca, batata-doce, tabaco, chá e café. A agricultura registou problemas após os primeiros êxitos da Revolução Verde. Associada a este setor, está também a silvicultura, atividade que produz a borracha natural e madeiras exóticas. Por outro lado, a atividade mineira tem visto a sua importância aumentar de dia para dia, fomentada, principalmente, pelo aumento da exploração de petróleo e gás natural. No entanto, outros minérios são extraídos, como o níquel, a bauxita, o ouro e o cobre.

 Flávia Bessa – MTb 4469/DFContato: flavia.bessa@embrapa.br /61 3448-4568

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/