19/11/08 |

Comunidade participa do monitoramento da qualidade da água

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV exibe esta semana o tema "Monitoramento comunitário da água". O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 21 de novembro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (23) às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A água doce disponível no planeta está se tornando um bem cada dia mais precioso. Vários fatores convergem para um quadro grave de escassez, como o aquecimento global, as agressões ao meio ambiente, o desperdício e o mau uso.

Para reverter esta situação e diminuir o impacto da degradação dos recursos hídricos, é essencial a conscientização e o envolvimento da comunidade.

Pensando nisso, a Embrapa Agroindústria Tropical iniciou em 2005 um projeto de gestão de fontes hídricas em microbacias hidrográficas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida de comunidades rurais. A metodologia usada é a dos Vigilantes da Água, baseada na formação e capacitação de grupos comunitários de voluntários para o monitoramento participativo da qualidade da água. Os voluntários são responsáveis por fazer a coleta de amostras de água em açudes e cisternas.

A comunidade é mobilizada para achar as soluções que minimizem os impactos. Na comunidade de Muquém, por exemplo, os voluntários estão fazendo um trabalho de conscientização, retirando o lixo do entorno do açude e não permitindo que animais freqüentem o local. Além disso, são feitas campanhas periódicas, alertando para as conseqüências danosas à saúde e ao meio ambiente. "Com o monitoramento participativo do nosso reservatório, está sendo possível preservar o espaço como fator de melhoria da condição de vida na nossa região", avalia o morador de Muquém e voluntário do projeto Vigilantes da Água, Moésio Lopes.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O público pode participar de forma interativa. As dúvidas sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Pela NBR - TV do Governo Federal - Saiba como acessar

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – http://www.sct.embrapa.br/liv/

A matéria principal do programa pode ser assistida também pelo site (www.sct.embrapa.br/diacampo). Na página está disponível a grade completa com a programação já exibida em 2006, 2007 e 2008, além de alguns programas dos anos anteriores, histórico, galeria de fotos e notícias.

Mais informações:

Embrapa Agroindústria Tropicalwww.cnpat.embrapa.brJornalista: Teresa Ferreira (DRT 812CE JP)Telefone: (85) 3391 7117E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/