24/11/08 |

Inovações tecnológicas no Amazontech 2008

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os resultados de pesquisas e programas de desenvolvimento sustentável em diversas áreas são as grandes novidades que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentará no Amazontech 2008, por meio de palestras, exposição das principais pesquisas e serviços desenvolvidos pela instituição em todo o Brasil, além de estratégias para o desenvolvimento sustentado da Amazônia Legal.

A mostra da Embrapa está divida em três eixos temáticos: Ordenamento, monitoramento e gestão em territórios; Manejo, valorização de recursos naturais; e Opções tecnológicas à agricultura sustentável em áreas já desmatadas e destinadas ao uso alternativo.

A programação técnica da Empresa no evento reúne o esforço de 11 Unidades , com a apresentação de produtos e tecnologias num estande de 160 metros quadrados e na vitrine tecnológica com  uma área de 5 mil metros quadrados  mostrando cerca de 100 tecnologias.

Esta é a sexta edição do Amazontech, que é uma realização da Embrapa, Sebrae e Governo do Maranhão. O tema é Educação e Inovação pela Sustentabilidade.  O evento será uma mostra de oportunidades e potencialidades de negócios, com o objetivo de abrir novos mercados e promover o intercâmbio de tecnologias e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Há ainda um  espaço reservado à rodada de projetos e negócios, cursos técnicos, cozinha experimental, conferências, mesas redondas, palestras e fóruns.

Vitrine de Tecnologias

No Multicenter Sebrae e no Centro de Convenções de São Luis, onde será desenvolvido o Amazontech 2008, de 25 a 29 de novembro, foi montada uma Vitrine de tecnologias enfocando temas voltados para a Amazônia Legal, da qual faz parte o Estado do Maranhão. A mostra  reúne culturas como soja, arroz, feiljão, algodão, milho, mandioca, arroz, além de leguminosas para forrageiras.

No estande da Embrapa no Amazontech 2008, o visitante vai ver tecnologias, produtos e serviços da Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Embrapa Amapá (Macapá-AP), Embrapa Roraima (Boa Vista-RR), Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), Embrapa Meio Norte (Teresina-PI),Embrapa Rondônia (Porto Velho-RO), Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), e Embrapa Transferência de Tecnologia.

Programação técnica

A participação da Embrapa na programação técnica do Amazontec 2008 inclui atividades nas oficinas, mini-cursos, palestras e mesas redondas. Mais de vinte especialistas repassarão ao público tecnologias e conhecimentos desenvolvidos no âmbito da instituição.

Destaques da Embrapa

Cultivar de feijão-caupi BRS Xiquexique

É a primeira cultivar de feijão-caupi rica em ferro e zinco e será destaque da Embrapa na Sexta edição do Amazontech. A BRS Xiquexique foi identificada a partir de avaliações dos conteúdos de ferro e zinco, durante três anos de pesquisas. Ela contem 77 mg/kg de ferro e 53 mg/kg de zinco. A Embrapa, está se preparando para lançar a BRS Xiquexique em todo o País no próximo ano. O trabalho da Embrapa Meio-Norte para desenvolver a BRS Xiquexique teve o apoio das Unidades Transferência de Tecnologia, Arroz e Feijão, Tabuleiros Costeiros, Agropecuária Oeste, Amapá, Amazônia Ocidental, Amazônia Oriental, Rondônia, Roraima, Agroindústria de Alimentos, além das empresas de pesquisa agropecuária de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

Cultivar de banana BRS conquista

A cultivar é resistente à sigatoka-negra, principal fator de redução da produtividade em bananais cultivados nas principais regiões do mundo. Além disso, a BRS Conquista também é resistente ao mal-do-panamá e à sigatoka-amarela e apresenta baixa incidência de brocas e nematóides. A BRS Conquista é a primeira cultivar de bananeira a receber o certificado de proteção no Brasil.

Galinhas Caipiras

Um dos destaques da vitrine tecnológica é o sistema alternativo de criação de aves caipiras, desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte, com sede em Teresina. A nova versão do sistema projeta, para todo ano, uma produção de 15 mil ovos fertilizados que serão transformados em pintos, através de chocadeiras automáticas.

Arroz-vermelho rico em ferro e zinco

Está também em destaque na Amazontech 2008 o arroz-vermelho rico em ferro e zinco. Identificados no próprio estado do Maranhão, as variedades Cateto Seda, rica em ferro; e Zebu Ligeiro, rica em zinco; estão sendo trabalhadas para fazer parte do programa de combate à desnutrição que o governo maranhense prepara para atender às famílias carentes. Sementes estão sendo multiplicadas pela Embrapa Meio-Norte para distribuição no próximo ano. Para dezembro deste ano, é esperado uma produção de 20 toneladas de sementes.

Lançamento de livros sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da BR-163

O projeto do ZEE da Área de Influência da Rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), realizado de 2005 a 2007, rendeu uma série de documentos impressos e digitais que vão ser lançados em conjunto no Amazontech 2008, dia 28 de novembro, no estande da Embrapa à noite (horário a ser confirmado). São cinco volumes impressos e três CDS. Três volumes contêm os diagnósticos temáticos "Meio Ambiente e Recursos Naturais", "Socioeconomia" e a proposta "Gestão Territorial". Um quarto volume, "Livro de Legenda", contém 2841 polígonos, descritos segundo as regiões delimitadas no Plano BR-163 Sustentável, com base em microbacias hidrográficas. O quinto documento revela os "Cenários 2020 para a área de influência da rodovia BR-163". Os mapas anexados às obras complementam o enfoque sobre as questões econômicas, sociais e ambientais pertinentes ao projeto.

Secador solar para produtos agroflorestais

Madeira seca em menos tempo, com melhor qualidade e a custos reduzidos resumem o Processo de Secagem Acelerado de Madeira, patenteado pela Embrapa e a Escola Nacional de Engenharia Rural, Águas e Florestas de Nancy/França - Engref. De construção simples e fácil remoção, o equipamento é recomendado como alternativa às secagens natural (ao ar livre) e industrial, beneficiando especialmente pequenos produtores que não podem arcar com os altos custos do processo industrial de secagem proveniente de fontes térmicas ou elétrica, utilizadas para gerar o aquecimento no processo industrial. Sistema Bragantino – Agricultura Sustentável para a Amazônia - é uma técnica de cultivo, em rotação e consórcio, de milho ou arroz, de mandioca e feijão-caupi, com uso de técnicas de plantio direto, podendo ser aplicada tanto em propriedades familiares, como na agricultura empresarial. Os principais benefícios são: causa menos danos ao ambiente, pois diminui a prática de derruba-e-queima da vegetação, que tanto enfraquece o solo.

Projeto Tipitamba

Utilizando essa tecnologia, o produtor amazônico evita a queimada, emite menos carbono na atmosfera e ainda preserva melhor os recursos naturais, o que aumenta a produtividade de sua lavoura. Depois de 12 anos de trabalho com o Tipitamba, os pesquisadores da Unidade de Belém-PA conseguiram provar que a tecnologia aumenta a matéria orgânica no solo, com melhoria direta da produção de mandioca, maracujá e pimenta-do-reino

Mais informações no Evento:

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)Assessoria de Comunicação Social da EmbrapaContato: (61) 994-6387 – (61) 448-4284 - bete@sede.embrapa.brFernando Sinimbu (MTb 654/PI)Embrapa Meio-NorteContatos: (86) 3089-9118/9415-1998 - @fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/