24/11/08 |

Parceria propicia beneficiamento da madeira de Teca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisas e produtos beneficiados com Teca serão apresentados pela Embrapa Rondônia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Cooperativa Açaí, na VI edição da Amazontech. A Feira acontece de 25 a 29 de novembro na capital Maranhense.

A Amazontech 2008 é uma ampla mostra com inovações tecnológicas, difusão de conhecimentos científicos e empreendedorismo sobre a Amazônia.

Para demonstrar os trabalhos com a Teca, a Embrapa fechou parceria com a Cooperativa Açaí, que agrega artistas de vários segmentos de artesanatos com produtos da Amazônia, visando a produção de biojóias, brinquedos, esculturas entre outras peças que serão apresentadas na Feira.

A parceria surgiu durante a Mostra "Ciência com a Comunidade" realizada na Semana Nacional de C&T em Porto Velho, quando membros da Cooperativa conheceram com mais detalhes as características da madeira de Teca exposta no estande da Embrapa.

Esta espécie tem como características durabilidade, estabilidade, facilidade de pré-tratamento, resistência natural ao ataque de fungos, insetos, pragas e brocas, o que, para a produção de materiais de artesanatos, é a espécie ideal, comenta a presidente da Cooperativa Dalvanir de Souza. "Se conseguirmos produzir biojóias com a Teca vai ser um grande ganho para nós, pois a madeira, além de ter estas características, podendo ser uma alternativa material de exportação, é bonita". A produção destes materiais para a Amazontech é um teste que estamos fazendo para o beneficiamento da Teca, ressalta Dalvanir. 

Coletor solar

Além do beneficiamento de produtos oriundos da Teca, será apresentada a utilização do coletor solar para indução da quebra de dormência de sementes da espécie. Com este equipamento, o tempo de germinação de mudas  diminui  três meses para 20 dias. A técnica da solarização tem o objetivo de quantificar o efeito benéfico da temperatura para a quebra de dormência da Teca e oferecer uma alternativa prática para a produção de mudas em viveiro.

O aumento da uniformidade e da taxa de germinação são os principais benefícios do uso da solarização para a quebra da dormência, que visa proporcionar não somente uma economia na produção de mudas, esclarece o pesquisador da Embrapa Rondônia, Rodrigo Barros, mas também aumentar sua uniformidade, impactando positivamente na homogeneidade de todo o plantio, facilitando na mão-de-obra do produtor em todas as etapas de produção.

O coletor será testado para determinar se, além de ser capaz de desinfestar solos, objetivo para o qual foi originalmente concebido, poderá eliminar fungos das sementes que são utilizadas para fabricação das biojóias. Estes fungos destroem a semente e diminuem a durabilidade das biojóias.

Esta foi mais uma das propostas de parceria entre estas duas instituições, diz o fitopatologista da Embrapa Rondônia, José Roberto Vieira Júnior, sendo o maior problema na comercialização destes produtos, principalmente para exportação.

 

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)Estagiária: Vanessa de PaulaEmbrapa RondôniaContatos: (69) 3225-9387

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/