27/11/08 |

Embrapa promove oficina de Boas Práticas na Produção de Leite

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na sexta-feira(28), produtores,ordenhadores, assentados, estudantes e técnicos de várias instituições serão orientados sobre como melhorar a qualidade higiênica do leite.

As técnicas fazem parte da Oficina de Boas Práticas na Produção de Leite, que será realizada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju - SE) a partir das 8h30 na Fazenda Bela Vista, no município sergipano de Frei Paulo.

O objetivo do curso é repassar os procedimentos higiênicos que devem ser adotados na ordenha, no transporte, na indústria e na comercialização do leite. A adoção desses procedimentos contribui para a qualidade do leite, garantindo assim a segurança alimentar do consumidor.

A oficina será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Amaury Apolônio de Oliveira e abordará os padrões estabelecidos pela Instrução Normativa 51/2002 (IN), instituída pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa).

Elementos técnicos como a contagem total de bactérias e a contagem de células somáticas do leite receberão destaque, já que, segundo o pesquisador, quando estes elementos apresentam índice superior ao estabelecido pela instrução normativa, o leite sofre influência na qualidade, apresentando características como mudança de sabor, aumento de tempo de coagulação e diminuição da firmeza do coágulo.

O curso terá também uma parte prática. Representantes de 10 fazendas, que estão sendo acompanhadas pelo Projeto de Boas Práticas da Produção de Leite, desenvolvido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e financiado pelo Banco do Nordeste, mostrarão os procedimentos que devem ser tomados antes, durante e depois da ordenha.

Segundo o pesquisador Amaury Apolônio de Oliveira, as técnicas de higiene são importantes e precisam ser praticadas. "Obedecendo às técnicas o produtor atinge alta qualidade e maior valor nutritivo do leite, além da ausência de patógenos e controle de resíduos", afirma.

A oficina é uma realização da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Mapa – com apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Gislene Alencar  DRT 05653/MG Embrapa Tabuleiros Costeiros gislenealencar@cpatc.embrapa.br

Telefone 79 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/