28/11/08 |

Termo de cooperação irá aumentar eficiência da chegada de tecnologia no campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O gerente geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, José Roberto Rodrigues Peres, representando o Diretor- Presidente Silvio Crestana, participou na quinta-feira (27), na Feira Nacional da Agricultura Familiar – Brasil Rural Contemporâneo, no Rio de Janeiro, da assinatura do termo de cooperação destinado "a aumentar e eficiência da chegada de tecnologia no campo e de cuja elaboração participaram 140 instituições e movimentos sociais em seis seminários regionais promovidos pelo BB nos últimos dois meses.

Hoje, participamos do seminário nacional que sistematizou o resultado do seis seminários". Participaram do ato de assinatura o Ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, MDA; Luis Carlos Guedes Pinto, Vice-Presidente para o Agronegócio do Banco do Brasil; Antoninho Rovaris, Secretário de Política Agrícola da Confederação Brasileira dos Trabalhadores na Agricultura, Contag; José Silva Soares, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asbraer; Elisângela Araújo, Coordenadora Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, Fetraf; e o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, MPA.

Peres ressaltou ser esta a "primeira vez em que está se buscando a integração interinstitucional e com os movimentos sociais para a discussão de políticas, programas e estratégias de assistência técnica e extensão rural".

O Ministro Cassel comemorou a assinatura do termo de cooperação e a realização da Feira declarando que "Durante muito tempo a agricultura familiar foi desconhecida. Há seis anos seria impensável uma reunião como esta, com tanta gente engajada no trabalho com a agricultura familiar.

É um fato novo, de um Brasil novo, reconhecer na agricultura familiar um segmento econômico relevante". Ele apontou que o segmento ajuda o setor automotivo e de máquinas e equipamentos, referindo-se ao convênio assinado momentos antes com a Anfavea e Abimaq, e completou "O desenvolvimento que queremos é um com gente no meio rural, e gente feliz".Luis Carlos Guedes Pinto afirmou ser papel do Estado "reduzir as desigualdades na sociedade. Em outras palavras, dar oportunidades a todos.

Apesar dos inegáveis avanços na agricultura brasileira, há muito o que fazer na agricultura familiar, razão pela qual o BB promoveu os Seminários BB Agricultura Familiar 2008". Ele informou que o banco é responsável por 70% do financiamento ao setor e de 85% junto com o BNB e o Banco da Amazônia. Petula Ponciano, da Assessoria de Relações Nacionais da Embrapa, informou que será realizada reunião em  fevereiro, em Brasília, para dar andamento ao que foi acordado no termo de cooperação.

João Eugênio (MTb 19276)Embrapa Agroindústria de AlimentosContatos: 21 3622-9737joão@ctaa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/