28/11/08 |

PAC Embrapa possibilita ações de reengenharia na Unidade de Bagé

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa, o PAC Embrapa, lançado em abril pelo Governo Federal já apresenta resultados. Dos investimentos na ordem de R$ 914 milhões para a pesquisa nacional em dois anos (2008 e 2009), parte foi destinada à contratação de mais pesquisadores, recuperação de campos experimentais, a construção de laboratórios, formação de pessoal e a criação de três novos centros de pesquisa nos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

A Embrapa Pecuária Sul – Unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa - é uma das Unidades contempladas com o PAC Embrapa. Uma das mudanças advindas dos recursos do Programa é o processo de reformas do Centro que passará a contar com três novos laboratórios: nutrição animal, forrageiras e o de carnes.

Os laboratórios oferecerão condições para que se desenvolvam pesquisas de ponta, possibilitando assim, atender as demandas levantas pelo Plano Diretor da Unidade, recentemente estruturado com consultas internas e externas.

O Chefe-Geral da Embrapa Pecuária Sul, Roberto Collares, comenta que a construção dos laboratórios começa em novembro deste ano após o período de licitações, tendo a sua conclusão para o final de 2009.

"Nossa proposta de reestruturação do Centro é fundamental para que possamos transformar a Embrapa Pecuária Sul em uma Unidade de pesquisa avançada de produção animal, além disso, poderemos realizar mais parcerias com instituições de pesquisa até mesmo do exterior", salienta Roberto Collares.

O laboratório de carnes é destacado pelo Chefe-Geral porque ele possibilitará análises precisas de aspectos relacionados à qualidade da carne. Associado a ele, haverá uma sala de abates equipada para cortes especiais. "Os projetos dos três laboratórios foram desenvolvidos anteriormente ao PAC porque tínhamos a percepção de que eles deveriam ser melhorados e modernizados.

A isso incluí a reforma dos prédios, compra de equipamentos e outras ações de renovação da parte física do Centro", comenta Roberto Collares, que anuncia também a recuperação dos campos experimentais, construção de prédio para a Área de Comunicação e Negócios, entre outras ações de melhoria para serem desenvolvidas na Empresa até o ano que vem.

Se o auxílio financeiro à Unidade irá proporcionar investimentos em infra-estrutura, a contratação de cinco novos pesquisadores é vista pelo Gestor como uma das principais ações do que ele chama de "reengenharia" da Empresa. Os profissionais serão acrescidos à UD entre os meses de outubro e novembro e vão atuar em áreas como sanidade animal, melhoramento vegetal e animal além de questões ligadas à rastreabilidade.

O PAC Embrapa, segundo Roberto Collares, é uma grande iniciativa do Governo Federal pelas contribuições da Empresa à sociedade. Contribuição esta, que há mais de três décadas aponta o nome do Brasil como excelência em pesquisa na área de agricultura tropical.

Cristiane Betemps – MTB 7418 – RS colaboração de Marcelo Pimenta (estagiário) Embrapa Pecuária Sul Contatos: betemps@cppsul.embrapa.br - (53) 3242 8499 Ramal 253 ou 239

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/