01/12/08 |

Evento em Macapá reúne especialistas locais em entomologia.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os insetos formam um grupo animal bastante diverso e numeroso, alguns são importantes para a agricultura, outros transmitem organismos causadores de doenças – exemplo é o mosquito da dengue, e muitos são benéficos para o homem e o ambiente. Uma oportunidade para conhecer e debater os trabalhos científicos produzidos por pesquisadores que atuam no Amapá, nesta área do conhecimento, é o Encontro Amapaense de Pesquisa Entomológica (EAPE).

O evento é realizado pela Embrapa Amapá nos dias 1º e 2 de dezembro, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com esta instituição de ensino, Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec).

Cerca de 300 inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores, participarão de dois dias de palestras, debates e exposição de painéis com resumos de 24 trabalhos científicos inéditos. "Quando planejamos este evento, focamos na importância de discutirmos os principais desafios científicos na área da Entomologia no Amapá, divulgar trabalhos de pesquisa realizados com a entomofauna local e chamar a atenção da comunidade acadêmica para a necessidade de estudar os insetos", explicou o pesquisador Ricardo Adaime da Silva, coordenador do evento e líder do projeto "Rede Amazônica de Pesquisa sobre Moscas-das-Frutas", liderada pela Embrapa Amapá.

A cerimônia de abertura será às 8h30 de segunda-feira(1), com a presença dos representantes da Embrapa, Unifap, Ueap, IEPA e Setec. Em seguida haverá uma mesa redonda intitulada "A pesquisa entomológica no Amapá", com moderação da professora da Ueap e pesquisadora Cristiane Ramos de Jesus.

Os palestrantes são Ricardo Adaime da Silva, que vai falar sobre os desafios e oportunidades da entomologia agrícola. Em seguida, o professor da Unifap Raimundo Nonato Picanço Souto abordará a entomologia médica no Amapá. A tarde de segunda-feira está reservada para a mesa redonda "Ecologia dos Insetos", moderada pelo professor Lailson do Nascimento Lemos, com palestras de Cristiane Ramos de Jesus sobre interações ecológicas entre os insetos, e de Arley José Silveira da Costa sobre ecologica comportamental de insetos sociais.

Ainda nesta mesa redonda haverá uma palestra do biólogo Richardson Frazão sobre diversidade e taxonomia de abelhas sem ferrão na Amazônia. Na terça-feira pela manhã, uma mesa redonda sobre Insetos e Sociedade, coordenada pelo professor da Unifap Arley José Silveira da Costa, contará com palestras sobre os vetores de leishmaniose (biólogo Volmir Zanni, do Lacen), entomologia forense (com Pablo Abdon da Costa Francez, da Politec), insetos em hospitais (com o biólogo Paulo Sérgio Mendes Pacheco Júnior).

Na parte da tarde, haverá apresentação de painéis com resumos de 24 trabalhos científicos, seguida da cerimônia de premiação dos três melhores trabalhos científicos e encerramento do evento. Ricardo Adaime explica que os trabalhos apresentados ao EAPE serão avaliados por uma comissão julgadora, formada pelos pesquisadores Adilson Lima e Alexandre Ulhmann e a professora Rosângela Pena.

"A comissão analisa os resumos enviados e os pôsteres no dia da apresentação. Serão escolhidos como destaque do EAPE os três trabalhos que apresentarem maior pontuação (resumo + pôster) considerando os critérios de clareza, objetividade e relevância do tema entre outros", afirmou Adaime. Os trabalhos serão premiados com certificado de destaque no EAPE e exemplares do livro " Guia de Pragas Agrícolas para o Manejo Integrado no Estado do Amapá", de autoria de Alexandre Luis Jordão e Ricardo Adaime da Silva. Mais informações: www.cpafap.embrapa.br/frutamazon/eape (96) 4009-9529

Dulcivânia Freitas Jornalista (DRT/PB 1.063)Embrapa AmapáContatos:(96) 40099509

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/