01/12/08 |

Minibibliotecas: a informação tecnológica como forma de inclusão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cerimônia de entrega simbólica das Minibibliotecas da Embrapa a municípios da região nordeste paraense contou em Belém, na manhã desta sexta-feira (28), com a presença de representantes de escolas e autoridades de seis dos 11 municípios contemplados, todos estes na abrangência do território onde se desenvolvem as ações, no Pará, do Agrofuturo - Programa de Apoio à Inovação Tecnológica e Novas Formas de Gestão na Pesquisa Agropecuária.

A entrega simbólica dos kits das Minibibliotecas ocorreu na sede da Embrapa Amazônia Oriental e foi realizada pelo chefe-geral da instituição, Cláudio José Reis de Carvalho; pelo Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Onaur Ruano; pelo gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), Fernando do Amaral Pereira e pelo coordenador regional do Núcleo do Agrofuturo no Pará, Olinto Neto.

O secretário Onaur Ruano foi enfático ao lembrar o valor das Minibibliotecas e a sintonia de motivos que tornam possível a parceria do MDS para levar adiante o projeto criado pela Embrapa em 2003 e que, até o final de 2008, terá entregue quase 260 mil volumes impressos (especialmente cartilhas), 45 mil DVDs e 12 mil CDs (incluindo programas de rádio Prosa Rural) a cerca de 1200 municípios em todo o País.

"Sessenta a setenta por cento de todo alimento que chega à mesa dos brasileiros vem de agricultores familiares. E este é o público prioritário atingido pelas Minibibliotecas da Embrapa, que, a partir de obras em linguagem acessível, consegue ter acesso a informações sobre tecnologias de fácil adoção que podem melhorar a sua qualidade de vida e renda familiar, além de proporcionar segurança alimentar à população", ressaltou Ruano.

O prefeito de Nova Esperança do Piriá, Antonio Nilton de Albuquerque, lembrou que a economia do município é 98% agrícola e que "tudo o que possa contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar é bem-vindo, especialmente uma parceria com a Embrapa como essa, que permite aos jovens rurais ter acesso a conhecimento tecnológico que pode ser adotado em família".

Maria Licina Campos, diretora da Escola Municipal João Gomes, de Santa Luzia do Pará, também chamou a atenção para o fato de que as obras da Miniblioteca poderão ser utilizadas em sala de aula e trabalhadas também com as famílias dos alunos. "Muitos assuntos têm a ver com o cotidiano das famílias rurais de nosso município, como o aproveitamento de frutas, entre elas o açaí", ressaltou.

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)Embrapa Amazônia OrientalContato com a imprensa: (91) 3204 1200 - izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/