02/12/08 |

Laboratórios de Qualidade do Leite terão R$ 12 milhões para modernizar sua infra-estrutura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os laboratórios de análise da qualidade do leite contarão em breve com uma segunda linha de analisadores eletrônicos. Representantes das instituições que integram a Rede Brasileira de Controle de Qualidade do Leite (RBQL), se reuniram, na terça-feira(2), com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para assinar um convênio que consolida a Rede.

O convênio prevê a liberação de R$ 12 milhões até 2009 (dez milhões somente para a compra de novos equipamentos). A metade desses recursos será investida já neste ano. A RBQL foi criada para dar suporte à Instrução Normativa 51, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que definiu novos parâmetros de qualidade para o leite brasileiro.

Oito laboratórios distribuídos em todas as Regiões do Brasil constituem a Rede. O Laboratório de Qualidade do Leite, Localizado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG, analisa cerca de 40 mil amostras por mês. O pesquisador Guilherme Nunes diz que a aquisição de uma nova linha de analisadores, além de dobrar a capacidade de análises, irá dar maior qualidade ao serviço.

Duarte Vilela, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, diz que "com esses recursos, iremos modernizar a infra-estrutura dos laboratórios e apoiar melhor o Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite". A RBQL processa a análise de cerca de 500 mil rebanhos por mês. Duplicar esse número significa ter a capacidade de atender a toda pecuária de leite nacional.

O documento foi assinado no gabinete do ministro  Reinhold Stephanes. A Embrapa é a proponente do convênio e caberá a Embrapa Gado de Leite executar as ações previstas, como a compra dos equipamentos para todos os laboratórios da RBQL.

Rubens Neiva(MTb 5445/MG)Embrapa Gado de LeiteContatos(32) 3249 4712

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/