04/12/08 |

Embrapa recebe visita do diretor da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu na quarta-feira (3) a visita do diretor da Fundação Nacional da Ciência (NSF-National Science Foundation), Arden Bement (foto). A NSF é uma agência independente do governo dos Estados Unidos, que tem como missão promover o progresso da ciência, buscar avanços para a saúde, prosperidade e bem estar social.

A Fundação prioriza propostas de projetos cooperativos que envolvam organizações americanas e estrangeiras e que gerem soluções científicas e tecnológicas de interesse mútuo. As áreas apoiadas são: Ciências Biológicas; Engenharia e Ciências da Computação; Informação; Recursos Humanos e Educação; Engenharia; Geociências; Física e Matemática; Ciências Sociais do Comportamento e Econômicas.

Bement estava acompanhado de representantes da Embaixada Americana no Brasil e foi recebido pela Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Taciana Cavalcanti, além dos pesquisadores Izulmé Santos; Márcio Elias Ferreira e Alexandre Caetano.

Durante a visita, ele afirmou o interesse da Fundação em apoiar projetos da Embrapa, especialmente na área de biotecnologia vegetal, animal e de microrganismos. Outra área priorizada pela NSF é a de treinamento e capacitação de pesquisadores. 

Inseticidas biológicos

Uma das pesquisas que mais despertou o interesse do diretor da Fundação foi a de produção de bioinseticidas bacterianos para controle de mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas. Ele conheceu o laboratório coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monnerat, onde são estudadas as bactérias entomopatogênicas (específicas para controlar os insetos) que deram origem a três produtos biológicos que já estão no mercado: o Sphaerus SC, que controla o mosquito da malária e o pernilongo; o Bt-horus, eficaz contra o mosquito transmissor da dengue e borrachudos; e o recém-lançado "Ponto Final." Utilizado contra lagartas.

Todos os inseticidas biológicos foram desenvolvidos em parceria com a empresa privada Bthek Biotecnologia e matam os insetos-alvo, sem causar danos à saúde humana e de animais, nem ao meio ambiente. A pesquisadora e sua equipe mantêm com mais de 2.300 bactérias benéficas coletadas em diversas regiões brasileiras. As bactérias são estudadas e testadas antes do desenvolvimento dos produtos. Nos bioinseticidas desenvolvidos pela Embrapa, foram utilizadas variedades brasileiras de Bacillus thuringiensis (BT), amplamente usada em programas de controle biológico em todo o mundo e Bacillus sphaericus.

A NSF conta hoje com um orçamento de aproximadamente US$ 6 bilhões para apoiar centenas de programas de pesquisa envolvendo 200 mil cientistas, engenheiros, educadores e estudantes nos EUA. Além disso, oferece também suporte internacional para pesquisas de ponta a partir de parcerias.

 

Fernanda Diniz  (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaContatos: (61) 34484769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/