16/12/08 |

Pesquisador recebe título de Cidadão Acreano

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador da Embrapa Acre (Rio Branco), Francisco Aloísio Cavalcante, foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Acre (Aleac), na sexta feira (12), com o título de Cidadão Acreano. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da instituição e encerrou as atividades legislativas em 2008.  A proposição da homenagem é do deputado estadual Josemir Anute (PR).  O título é destinado a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado.

Cavalcante é médico veterinário, com mestrado em Zootecnia, com ênfase para produção animal. Natural de Sobral (CE), chegou ao Acre em 1996 para trabalhar como pesquisador da Embrapa, desenvolvendo pesquisas voltadas para a melhoria da cadeia produtiva da pecuária leiteira e qualidade do leite em pequenas propriedades rurais. Além disso, atua na capacitação de produtores para aplicação de tecnologias sustentáveis na pequena produção.

Segundo o pesquisador, a parceria com o homem do campo vem possibilitando a modernização das atividades agropecuárias, com melhoria da renda e das condições de vida em comunidades rurais, e Embrapa tem participação decisiva neste processo. Conforme explica, o produtor já despertou para a necessidade de consumir e oferecer produtos de qualidade, por isto, está cada vez mais receptivo à implementação de novas tecnologias. 

"Receber a adoção jurídica de um povo que lutou para ser brasileiro e que tem raízes nordestinas é muito gratificante. Este título representa a materialização de um sentimento latente de pertencimento ao contexto acreano, mas, acima de tudo, significa o reconhecimento por fazer parte de uma empresa atuante e conceituada como a Embrapa", afirma.

Para o presidente da Aleac, deputado Edivaldo Magalhães, o Acre conserva uma identidade própria e marcante, mas, ao mesmo tempo, consegue ser completamente plural, acolhendo a todos indistintamente. Isto faz com que as pessoas que aqui chegam criem raízes e trabalhem em prol do bem-estar da população e do desenvolvimento do Estado.

"Reconhecer oficialmente a contribuição de pessoas que deixaram sua terra natal e escolheram o Acre para viver e trabalhar, também é uma forma de agradecimento por parte do Poder Legislativo. A Embrapa e seus pesquisadores merecem essa homenagem pela grande contribuição ao crescimento da pecuária e de outros setores da economia acreana", ressalta.

Diva GonçalvesEmbrapa acreContato: (068) 3212-3255diva@cpafac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/