19/12/08 |

Pesquisadores discutem transferência de tecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 2 e 5 de dezembro, um grupo de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) esteve no Paraguai para discutir e programar ações voltadas à pesquisa agropecuária desenvolvidas entre o Brasil e o país vizinho.

O grupo, coordenado pelo chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da /Embrapa Agropecuária Oeste/ (Dourados, MS), Guilherme Lafourcade Asmus, contou com a presença do chefe adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Soja (Londrina, PR), Pedro Moreira da Silva Filho; o pesquisador da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), Luiz Gonzaga Chitarra, e o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Clênio Nailto Pillon.

Entre os objetivos da visita: discutir as bases técnicas e as relações institucionais para a operacionalização do projeto "Desenvolvimento de técnicas para a produção de matérias-primas de biocombustíveis no Paraguai"; programar a continuidade do projeto "Capacitação técnica de pesquisadores nas principais cadeias produtivas do agronegócio do Paraguai" para 2009; articular a realização de um seminário binacional sobre "Transferência de tecnologias", com proposta de ser realizado no primeiro semestre de 2009, em Dourados, e visitar áreas de produção de oleaginosas para a produção de biodiesel.

Reunião

Durante uma das reuniões, no Ministerio de Agricultura y Ganaderia (MAG), o primeiro assunto tratado a realização do Seminário Binacional de Transferência de Tecnologia. "A proposta foi muito bem aceita pelos presentes, ficando previamente agendados os dias 17, 18 e 19 de março para o evento, na /Embrapa Agropecuária Oeste/", diz Guilherme Asmus. Segundo ele, ficou decidido que o foco do seminário deverá ser a transferência de tecnologia para a agricultura familiar.

Na segunda parte da reunião, foi discutida a implementação do projeto "Desenvolvimento de técnicas para a produção de matérias-primas de biocombustíveis no Paraguai". Uma solicitação do Paraguai é que haja a troca das culturas de soja e mamona pelas culturas de pinhão-manso, nabo forrageiro, canola, crambe, girassol, amendoim e palmáceas, todas para a agricultura familiar.

Estiveram no encontro: o vice-ministro Henry Morija; diretor da Dirección de Investigación Agrícola (DIA) Marcos Villalba; coordenador do Programa Nacional de Biocombustíveis Bráulio Román; responsável pela Transferência de Tecnologia do MAG, Ken Morija; e a responsável no DIA pelo projeto de capacitação de pesquisadores paraguaios, Dalva Bolfoni.

Kadijah Suleiman (MTb RJ 22729JP) Embrapa Agropecuária Oeste(67) 3416-9742 kadijah@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/