18/12/08 |

Dia de Campo na TV mostra culturas agrícolas de várzeas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o tema do Dia de Campo na TV é  "Culturas agrícolas de várzeas". O programa será exibido sexta-feira, 19 de dezembro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo (21), às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus - AM), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Na Amazônia existem dois grandes ecossistemas diferenciados: várzeas e terra firme. O termo várzea é utilizado para designar áreas situadas às margens dos rios de água barrenta ou branca, sujeitas a inundações periódicas causadas pelas enchentes desses rios, que contribuem anualmente com novos depósitos de sedimentos, oferecendo uma camada de solo fértil para a agricultura. Terra firme é um termo genérico, usado na região, para designar locais que não sofrem inundações provocadas pelos rios.

As várzeas, em sua maioria, são áreas consideradas aptas para a prática agrícola, principalmente com culturas anuais e semi-perenes. Os pequenos produtores da Amazônia se utilizam dessas áreas para o cultivo de feijão, milho, arroz, mandioca e hortaliças, cuja produção excedente é vendida nas feitas das grandes cidades.

Diante dessa realidade, a Embrapa realiza pesquisa nas aéreas de várzea com essas culturas e possui índices que podem contribuir consideravelmente a produtividade dos jovens produtores e agricultores familiares. Podemos citar o exemplo da mandioca. A Embrapa recomenda a utilização de clones, associada às tecnologias indicadas, como manejo do solo e da planta, rotação de culturas, seleção de material de plantio, espaçamento, época de plantio e colheita, o que  vem proporcionando ao produtor incremento na ordem de 294% com a espécie BRS-Purus, uma das mais promissoras espécies.

A seleção de variedades de milho e feijão, adaptadas às condições de várzea,tem contribuído para o aumento da produção no Estado do Amazonas, o que poderá ser adotada em outros estados da Região Norte.

O Dia de Campo na TV também apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.

O público pode participar de forma interativa. As dúvidas sobre a tecnologia apresentada são respondidas ao vivo. Os telespectadores podem fazer perguntas pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de qualquer telefone) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br

Como sintonizar o programa:Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Pela NBR - TV do Governo Federal - Saiba como acessar

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

A matéria principal do programa pode ser assistida também pelo site (www.sct.embrapa.br/diacampo). Na página está disponível a grade completa com a programação já exibida em 2006, 2007 e 2008, além de alguns programas dos anos anteriores, histórico, galeria de fotos e notícias.

Mais informações:Embrapa Amazônia Ocidentalwww.cpaa.embrapa.brJornalista: Maria José Tupinambá (MTb/AM 114)Telefone: (92) 3621-0352E-mail: maria.tupinamba@cpaa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.br Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: macau@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/