06/01/09 |

Manejo do amendoim consorciado com minimilho é tema de dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O manejo do amendoim consorciado com o minimilho é o tema do primeiro dia de campo realizado pela Embrapa Algodão em 2009. O evento, programado para esta terça-feira(6), a partir das 9h no assentamento do Engenho Ubú, no município de Goiânia (PE), é uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Segundo os organizadores, esse tipo de consorciamento é mais uma alternativa agrícola para agricultores que visam a diversificação agrícola e agregação de renda, especialmente nos cultivos da agricultura familiar. O dia de campo é resultado de uma das várias atividades planejadas dentro do projeto "Produção de minimilho consorciado com amendoim para elevação de renda em pequenas propriedades agrícolas", financiado pelo BNB.

"Pretendemos com esse evento divulgar informações sobre o manejo do minimilho e como ele pode ser processado pelos produtores para garantir maior renda. Paralelamente, mostraremos os benefícios do consorcio com o amendoim, cuja possibilidade para elevar a renda na fazenda torna-se maior", comenta Péricles de Albuquerque Melo Filho, coordenador do projeto.

No dia de campo haverá áreas abertas para exposição onde os participantes terão oportunidade de visitar as vitrines mantidas só com minimilho, só com amendoim e com as duas lavouras consorciadas, sendo quatro linhas de amendoim e duas de minimilho.

"O manejo do milho já é bem conhecido dos agricultores. A possibilidade de cultivar o milho para produção do minimilho, contudo, é mais uma alternativa econômica e creio que será bem aceita porque o manejo é mais rápido e o processamento pode ser feito nas condições da própria fazenda, atendendo-se naturalmente as condições de segurança", comenta a pesquisadora da Embrapa Algodão Roseane Cavalcanti, vice-coordenadora da pesquisa.

O evento contará com quatro estações onde técnicos da Embrapa e da UFRPE farão exposições sobre manejo, controle de pragas e doenças e processamento de produtos. Além dos técnicos, estarão participando produtores da Associação dos produtores de Goiana e de Igarrasú.

DALMO OLIVEIRA DA SILVA ( 0859 DRT-PB) Contatos:(083) 3182.4300 (ramal 2113)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/