19/01/09 |

Proposta prevê instalação de cooperativa de produtores de morango do DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A proposta em torno da criação da cooperativa de produtores de morango do Distrito Federal reuniu na terça-feira( 13) os pesquisadores da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Jairo Vieira e Warley Nascimento, o gerente do escritório da Emater em Brazlândia, Marcelo Pereira, e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis-MCT), Joe Valle.

Segundo o gerente, a proposta busca otimizar as práticas relativas ao plantio, pós-colheita e comercialização do morango produzido no Distrito Federal, e espelha-se na experiência bem sucedida do trabalho desenvolvido pela Embrapa Hortaliças com a cooperativa de produtores de pimentão, em Taquara.

A cooperativa, segundo ele, vai possibilitar maior organização do Arranjo Produtivo Local (APL) do morango, constituído de agricultores e instituições envolvidas no plantio, comercialização e industrialização do produto, grande indutor da economia da região, por meio  de sua contribuição para a geração de emprego e renda.

Em 2008, foram cultivados 115 hectares de morango, com uma produção de 3.500 toneladas, que representaram um ganho de R$ 12 milhões, e a criação/manutenção de mil empregos diretos. Números que, conforme as expectativas, podem ser multiplicados a partir da instalação da cooperativa, que contará com uma câmara fria, possibilitando a melhoria das condições de conservação e armazenamento dos morangos colhidos.

Bons dividendos

Os 120 produtores de morango de Brazlândia têm colhido bons dividendos com a parceria firmada entre a Embrapa Hortaliças e a Emater-DF. Prova disso são as ações que integram o projeto "Segurança alimentar e inclusão social na cadeia produtiva de morango no DF: agregação de valor, geração de renda, capacitação técnica e redução da pobreza no meio rural".

Tendo com tutores os pesquisadores Celso Moretti e Leonora Mattos, o projeto abrange pesquisa, inovação em manuseio pós-colheita, segurança e rastreabilidade de morangos nos diversos passos da cadeia produtiva- do campo para o consumo. Vale destacar que a pesquisa também envolve a investigação dos teores de compostos funcionais presentes em morangos frescos e processados.

Amparado com recursos no valor de R$ 607 mil, o projeto prevê ações até 2010. O curso de capacitação na produção e pós-colheita de morango, que levou dez extensionistas da Emater até a Flórida, em novembro de 2008, está incluído no rol dessas iniciativas. E conforme Warley Nascimento, que atende à chefia-adjunta de Comunicação, Negócios e Apoio, mais um curso de capacitação de técnicos da extensão rural e de produtores está a caminho. "Só falta ultimar alguns detalhes, para que possamos atender as expectativas de ambos os segmentos", resume.

Anelise Macedo - MTb 2749/DFEmbrapa Hortaliças Contatos: (61) 385-9105 ane@cnph.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/