21/01/09 |

Livro ressalta o potencial industrial e biotecnológico da cana-de-açúcar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cana-de-açúcar possui uma longa trajetória na história da humanidade. Esse percurso foi traduzido em texto e fotos no livro História da cana-de-açúcar, escrito pelo doutor em ecologia, e pequisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda.

O livro, lançado no final do ano com edição de arte e bilíngüe, é resultado de uma iniciativa da 3S Projetos e Editora Komedi, com o patrocínio da Syngenta e apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

A obra conta desde os primórdios deste produto agrícola, os primeiros manuseios para transformá-la em doces e bebidas, até os mais avançados processos de beneficiamento da planta.

Além de seu potencial industrial, sendo matéria-prima para inúmeros produtos, a cana foi essencial na constituição da cultura nacional, trazendo colonizadores e trabalhadores de diversas etnias, construindo hábitos alimentares, celebrações e atividades que constituíram a estrutura econômica, política e social do país.

Energia renovável

Hoje, a cana continua sendo um produto de extremo valor, desde seu potencial como matéria-prima até a sustentabilidade possível em seus processos de plantio, beneficiamento e produção de energia "limpa" e renovável. E é este valor da cana-de-açúcar que faz com que ela possa ser considerada uma das maiores conquistas históricas da nação brasileira.

O potencial biotecnológico da cana-de-açúcar continuará surpreendendo a humanidade. No Século XX, o etanol da cana foi consagrado como combustível limpo e renovável, para substituir os derivados do petróleo e contribuir na redução do dióxido de carbono atmosférico, um dos grandes vilões do aquecimento global do planeta. A cana-de-açúcar está intimamente associada a nossa matriz energética, inclusive na co-geração de eletricidade, superando o setor hidrelétrico, e ainda promete uma nova geração de plásticos "verdes" e biodegradáveis.

Sobre o livro

O livro História da cana-de-açúcar é uma oportunidade de conhecer o grandioso valor cultural deste produto para a gastronomia, a medicina e a cultura mundial. A obra mostra como a cana-de-açúcar foi e ainda é o centro de relações de poder internacionais, político e econômico, e como as condições favoráveis do clima e do solo brasileiros permitiram ocupar quilômetros de terra e ser responsável por uma série de mudanças no processo produtivo, industrial, social e étnico do país.

Da expansão das áreas ocupadas pelas plantações e a estruturação dos primeiros engenhos até à sustentabilidade econômica, social e ambiental que a indústria tem conquistado, a cultura da cana foi responsável pela efetiva posse de Portugal sobre as terras brasileiras e pela liderança do Brasil como produtor de açúcar e etanol no mercado internacional – posição que o país ocupa ainda nos dias de hoje.

Contatos

3S Projetos - http://www.3sprojetos.com.br

Editora Komedi - http://www.komedi.com.br

Graziella Galinari (MTb 8063/PR) Embrapa Monitoramento por Satélite graziella@cnpm.embrapa.br

Tel.: (19) 3211-6200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/