22/01/09 |

Serviço de Meteorologia do Peru faz parceria com a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru - SENAMHI e a Embrapa Informática Agropecuária assinaram um memorando de entendimento para estreitar as relações de cooperação técnica em ações de zoneamento agroclimático para culturas e regiões de interesse do Peru. Entre os objetivos da cooperação está o intercâmbio de técnicas que possam beneficiar o desenvolvimento socioeconômico do Peru e avançar o conhecimento em agrometeorologia na América Latina.

A experiência da Embrapa com o Sistema de Monitoramento Agrometeorológico - Agritempo atraiu o interesse de técnicos do serviço peruano. Em março de 2008, a Embrapa Informática Agropecuária recebeu a visita da pesquisadora em agrometeorologia do SENAMHI Irene Trebejo, que conheceu as pesquisas na área de agroclimatologia e zoneamento agrícola desenvolvidas pela Embrapa em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

O Agritempo é um consórcio formado pela parceria entre diversas instituições nacionais, que recebe e organiza um conjunto de dados de mais de mil estações meteorológicas espalhadas pelo País. Trata-se de um sistema de monitoramento que permite o acesso, pela internet, às informações meteorológicas e agrometeorológicas atualizadas de diversos municípios e estados brasileiros. "O Brasil está muito adiantado em suas pesquisas", disse Trebejo durante o treinamento realizado em Campinas. "Estamos interessados em usar a mesma metodologia para os nossos trabalhos", ressaltou.

Um projeto que contempla algumas culturas do Peru já está sendo elaborado, adianta o analista da Embrapa Informática Agropecuária Sílvio Evangelista. Ele explica que esse projeto está focado na análise de risco climático para as principais culturas agrícolas das regiões peruanas mais carentes e engloba a caracterização climática, por meio de imagens de satélite, mapas temáticos e análise de dados históricos de chuva e temperatura; tipo de solo e a resposta agrometeorológica dos cultivos.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)Embrapa Informática AgropecuáriaContatos: nadir@cnptia.emb

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/