29/01/09 |

Conhecendo as uvas na Fenavinho 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante as inúmeras atrações da Fenavinho 2009, que ocorre de 30 de janeiro a 24 de fevereiro em Bento Gonçalves, os visitantes poderão conhecer 'ao vivo' as diversas cultivares de uvas que são plantadas no Estado do Rio Grande do Sul. Serão 290 amostras da fruta apresentadas por 160 agricultores na Exposição de Uvas, organizada pela Emater/RS e Embrapa Uva e Vinho, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para facilitar e auxiliar no aprendizado, os visitantes poderão se guiar pela avaliação feita pela comissão julgadora, composta por especialistas, que irão eleger os melhores cachos de cada cultivar, nas categorias de uvas viníferas, americanas, híbridas e de mesa, classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares. A avaliação levará em consideração o padrão varietal, uniformidade dos cachos e das bagas, sanidade e resíduos de agrotóxicos.

A Exposição de Uvas ainda tem um espaço exclusivo reservado para apresentar as 14 cultivares da fruta desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa Uva e Vinho, a partir das demandas do setor produtivo, levando em consideração a época de colheita (precoce ou tardias), clima (tropical ou temperado) ou ainda características para a sua finalidade. São cultivares de uvas rusticas ou sem sementes para mesa, para elaboração de vinho e suco.

Programa de Melhoramento

O Programa de Melhoramento Genético da Videira é coordenado, desde a sua criação em 1977, pelo pesquisador Umberto Camargo. Visa o desenvolvimento e a criação de novas variedades de uvas com qualidade, com boas características agronômicas, que se adaptam bem às condições climáticas dos principais pólos do Brasil. Segundo Camargo, após o desenvolvimento e avaliação da nova cultivar, outro momento importante é a escolha do nome, que deve ser de fácil pronúncia, para facilitar a memorização em outros países e dos próprios agricultores do setor vinícola brasileiro.

Onde adquirir o material vegetativo

O material de propagação - as chamadas "gemas" das cultivares são comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas. Serão fornecidas gemas livres de viroses, portanto, é recomendável a enxertia da nova cultivar em porta-enxertos com origem conhecida e com garantia de sanidade. O produtor deve ficar atento a estes pré-requisitos, pois, sem eles, a Embrapa não garante a qualidade e a longevidade das plantas.

As encomendas podem ser feitas via postal para Av. André Tosello, 209, Cidade Universitária - Caixa Postal 6062 CEP 13.083-970 Campinas-SP, pelo telefone (19)3749-8888, pelo fax: (19) 3749-8890 ou ainda pelo email: sac@campinas.snt.embrapa.br.

Outras informações podem ser obtidas no Estande da Embrapa Uva e Vinho (Localizado no Pavilhão A, próximo a Praça da Agroindústria), na página da Unidade (http://www.cnpuv.embrapa.br/) ou pelo contato com o Serviço de Atendimento ao cidadão, pelo telefone 54-3455-8082 ou email: sac@cnpuv.embrapa.br.

 Viviane Zanella ( MTb 14004)Assessoria de ComunicaçãoEmbrapa Uva e VinhoContatos:54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/