30/01/09 |

Temporal causa prejuízos na Embrapa Clima Temperado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As fortes chuvas que atingem a Região Sul do Rio Grande do Sul, desde quarta-feira (28), também causaram uma série de prejuízos à infraestrutura da Embrapa Clima Temperado, especialmente na Estação Experimental da Cascata (ECC), localizado no distrito de Cascata. Porém, não foram verificados até momento problemas que possam ter comprometido algum ensaio científico.

Na ECC, choveu cerca de 500 mm, provocando a destruição completa de três pontes, queda de três postes, destruição parcial de telados e galpões do projeto Quintais Orgânicos, alagamento de diversos prédios (agroindústria, galpão de cebola e ferramentaria).

A ECC encontra-se sem luz, telefone e com problemas de fornecimento de água potável. "Temos muito trabalho pela frente e contamos com o apoio da Sede e de nossos colegas para limpar tudo e gradativamente reconstruir o que foi destruído", destacou o supervisor em exercício na ECC, José Ernani Schwengber.

Na Sede, choveu 484 mm, a gráfica e a garagem foram alagadas, algumas estradas internas ficaram arrasadas pela erosão e uma das barragens de abastecimento está com quatro taipas comprometidas até o momento. A Sede também se encontra sem telefone.

Na Estação Terras Baixas (ETB), onde choveu 240 mm, uma rede elétrica de 150 metros e que fornece energia para o sistema de abastecimento de água foi arrastada, derrubando os postes e a fiação. Além disso, uma importante ponte interna que liga o prédio de pesquisa aos campos experimentais encontra-se submersa, não sendo possível avaliar os possíveis danos à estrutura da mesma.

Em função das fortes chuvas os empregados da ETB e ECC não tiveram como chegar ao trabalho, em virtude da queda de pontes e do alagamento de rodovias que dão acesso aos Campos Experimentais.

O chefe geral em exercício, José Dias Vianna Filho disse que a Diretoria Executiva da Embrapa já foi comunicada e que está sendo realizado um levantamento das consequências do temporal para a elaboração de um relatório detalhado, que será enviado para a Sede da Embrapa em Brasília. "Temos muito trabalho pela frente e esperamos recuperar os danos causados à infra-estrutura da Unidade o mais rápido possível", destacou. 

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/