30/01/09 |

Treinamento para implantação de campos de produção beneficia comunidades no nordeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove treinamentos em cinco estados do Semiárido brasileiro. Por meio da Embrapa Transferência de Tecnologia, a Empresa presta apoio técnico na organização e implantação de sistemas de produção e comércio de sementes e mudas naquela região. A iniciativa visa dar suporte à melhoria da competitividade da agricultura familiar no Brasil.

As ações do projeto são desenvolvidas nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, beneficiando 20 comunidades de pequenos agricultores. Por meio dos Escritórios de Negócios de Goiânia/GO e Sete Lagoas/MG, os agricultores beneficiados terão treinamentos em tecnologias de sementes, com o suporte de materiais didáticos e cartilhas sobre o assunto.

Na seqüência, os Escritórios de Petrolina/PE, Campina Grande/PB e Imperatriz/MA prestarão apoio técnico na implantação dos projetos produtivos pelos agricultores nas terras de cada comunidade. Está prevista a distribuição às comunidades de "kits" contendo sementes básicas e fertilizantes. O curso, eminentemente prático, vai ensinar como usar as tecnologias em produção de sementes, desde o plantio até a fase de colheita.

"São os pequenos agricultores que concentram toda a produção de alimentos básicos do nordeste", lembra o agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia e coordenador do projeto, Alberto Santana, ao ressaltar a importância da ação.

A iniciativa é desenvolvida desde 2008 com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Esta última presta apoio técnico e logístico na fundação dos campos de produção, incluindo as atividades de supervisão e controle de qualidade, processos de colheita. Já o Sebrae atua em suporte ao treinamento dos agricultores em práticas de pós-colheita e armazenagem, organização e gerenciamento da pequena empresa de produção de sementes.

O objetivo do projeto é a superação dos principais desafios da agricultura familiar relacionados à organização de grande número de pequenos produtores, infraestrutura, assistência técnica e a garantia de compra da produção em longo prazo.

Valéria Costa – MTB 15533/59/32 – SPColaboração: Karolline Soares Embrapa Transferência de Tecnologia Contato: 61 3448-4510/4507 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/