04/02/09 |

Bubalinocultura: cooperação técnica vai melhorar rebanho paraense

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) assinou na tarde da quarta-feira (4) um contrato de cooperação técnica com a Associação Paraense de Criadores de Búfalos (APCB), para ações no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Búfalos do Estado do Pará.

O programa estadual de melhoramento genético existe há dois anos e desde o início contou com a parceria da Embrapa. A partir deste contrato de cooperação técnica, 1200 criadores cadastrados na APCB vão ser beneficiados com o acesso às informações de pesquisa da Embrapa a respeito de animais reprodutores e matrizes com potencial de promover um ganho genético para a bubalinocultura no Pará.

"Por meio dos trabalhos de pesquisa nas fazendas afiliadas à associação, será possível aumentar a produção de leite e carne, pois os criadores terão acesso a sêmen e animais selecionados", avalia José Ribamar Marques, pesquisador da Embrapa.

A regiäo Norte possui o maior rebanho de búfalos do Brasil, com cerca da metade do rebanho brasileiro, seguida das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

A solenidade de assinatura do contrato contou com a presença de Cláudio José Reis de Carvalho, chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, de Roberto Fonseca, presidente da Associação Paraense de Criadores de Búfalos, de integrantes da diretoria da APCB e representantes do segmento de pesquisa da Unidade da Embrapa em Belém.

Izabel Drulla Brandão (MTb1084/PR)Jornalista da Embrapa Amazônia OrientalContatos: (91) 32041200izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/