09/02/09 |

Rede integra informações sobre microrganismos de interesse agropecuário

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,  unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, investe desde a sua criação, em 1974, em pesquisas com microrganismos de importância para a agropecuária.

Para organizar e gerir as informações e os conhecimentos sobre os microrganismos preservados em diferentes coleções de culturas, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia liderou a estruturação da Rede de Recursos Genéticos Microbianos. Esta rede faz parte da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos da Embrapa, que reúne e gerencia informações sobre o uso e a conservação de recursos genéticos vegetais, animais e de microrganismos.

O foco principal da Rede de Recursos Genéticos Microbianos, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Myrian Tigano, está na prospecção da biodiversidade, manutenção das coleções de microrganismos e na organização da informação, de forma a garantir material genético para estudos relacionados ao agronegócio e a outros setores produtivos relacionados.

Bancos  garantem as pesquisas e o desenvolvimento de produtos mais saudáveis

A expectativa dos cientistas é reunir nessas coleções microrganismos com bom potencial para uso na agropecuária e na agroindústria. Um exemplo concreto de uso desses microrganismos é o desenvolvimento de biopesticidas.

No ano passado a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com a empresa privada Bthek Biotecnologia laçou o inseticida biológico "Ponto.Final", capaz de controlar lagartas que atacam culturas agrícolas, sem fazer mal à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Esse produto, que recebeu certificado para uso em agricultura orgânica, foi desenvolvido a partir de uma entre as mais de duas mil espécies de bactérias entomopatogênicas que compõem o banco microbiano da Embrapa.

Segundo Tigano, a criação e disponibilização da Rede de Recursos Genéticos Microbianos vai promover a integração e a troca de experiências científicas, não só entre as coleções de culturas da Embrapa, mas também com as coleções de diversas outras instituições brasileiras, facilitando o acesso aos processos e metodologias utilizados nas atividades de isolamento, identificação, caracterização, preservação, documentação e intercâmbio dos microrganismos.

 

Quem quiser saber mais sobre a Rede pode acessar o endereço http://plataformarg.cenargen.embrapa.br, onde se encontram todas as informações sobre as coleções de microrganismos mantidas no país e seus respectivos curadores.

 

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)Embrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/