06/03/09 |

Centro de Apoio à Agricultura Urbana será instalado em Macapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Associada geralmente ao meio rural, a agricultura também pode ser desenvolvida em espaços urbanos. Apostando nesta atividade produtiva, a Embrapa Amapá, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vai apoiar a instalação do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que tem como articuladora no Amapá a deputada federalFátima Pelaes (PMDB-AP).

Para a região Norte, foram planejados dois Centros. Um na Região Metropolitana de Belém (PA), que funciona desde outubro do ano passado e o de Macapá, abrangendo também pequenos produtores do município de Santana.

A deputada Fátima Pelaes visitou a Embrapa Amapá e anunciou ao chefe-geral da instituição, Silas Mochiutti, que no dia 13 deste mês uma equipe do MDSestará em Macapá para uma reunião com representantes de órgãos e instituições interessados em contribuir para a instalação do Centro deApoio à Agricultura Urbana e Periurbana. "Nesta reunião de consolidação da proposta do Centro, será a oportunidade para discutirmos também o localonde será instalado, que pode ser na Embrapa ou na Unifap", explicou a parlamentar.

O Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana funcionará com atividade e serviços voltados à inclusão tecnológica e social, a fim de garantir o acesso a técnicas de agricultura sustentável e o consumo de alimentos saudáveis. O público-alvo do projeto é formado de famílias com baixa renda.

Silas Mochiutti afirmou à parlamentar que a Embrapa tem todo o interesse em compartilhar seu conhecimento técnico com iniciativas que associaminclusão social e tecnológica. "Faz parte do nosso novo Plano Diretor (2008-2011) o reforço em atividades de transferência de tecnologias para pequenos agricultores. Estamos receptivos à proposta da deputada para firmar a parceria com o MDS", afirmou Mochiutti. Na ocasião, ele destacou, por exemplo, a competência técnica da Embrapa para repassar técnicas de produção de mudas frutíferas, sobretudo açaí e cupuaçu.

O supervisor da Área de Comunicação e Negócios para Transferência de Tecnologias da Embrapa Amapá, Walter Paixão, sugeriu também a inclusão detécnicas de gestão de negócios para pequenos agricultores. "Este projeto é adequado para os municípios de Macapá e Santana, seja nos distritos dazona rural ou mesmo nas cidades, onde vemos muitos quintais amplos que podem ser potencializados para atividades de produção de alimentos ecriação de pequenos animais", acrescentou Paixão.

Para a deputada Fátima Pelaes, um dos principais componentes do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana é a capacitação técnica de produtores de baixa renda. "Muitas famílias a serem beneficiadas são do Bolsa Família, então o objetivo final é que adquiram as técnicas para ganharem autonomia e não ficarem sempre dependentes das ações assistenciais do Estado", ressaltou a deputada.

Embrapa AmapáDulcivânia Freitas Jornalista (DRT/PB 1.063)(96) 4009-9511/9902-9959dulcivania@cpafap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/