06/03/09 |

Embrapa participa da 19º Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Uso eficiente da água na lavoura de arroz irrigado",  foi o título da palestra técnica proferida pela pesquisadora da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Walkyria Bueno Scivittaro, proferida na quarta-feira (5), na 19º Abertura Oficial da Colheita de Arroz, que acontece até sábado (7), em Cachoeirinha.

Ao longo de sua palestra, ela ressaltou a importância da adoção, por parte dos proutores, de técnicas para a otimização do uso da água pelo arroz. Isso é possível por meio do planejamento adequado da lavoura, da melhoria das condições operacionais do sistema de irrigação e, principalmente, pela adoção de "técnicas de manejo que economizem água", reduzindo a quantidade de água  fornecida para a cultura que não contribui para sua produtividade.

Estas incluem o encurtamento no período de irrigação, variando-se as épocas de início e de supressão da irrigação; reduções na altura da lâmina de água e a utilização de sistemas de irrigação por inundação intermitente. Exemplos da aplicação dessas tecnologias em diferentes regiões orizícolas do RS foram apresentados, demonstrando-se sua viabilidade e eficácia para a redução do uso da água pelo arroz.

A pesquisadora informou, ainda, que "a utilização de cultivares de ciclo precoce e super precoce de elevado potencial produtivo, como BRS Querência e BRS Atalanta, é outra alternativa promissora que o produtor pode utilizar para garantir maior eficiência no uso da água".

O Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO), Flávio Breseghello também participou das atividades do evento. Ele atuou como debatedor do painel sobre "Biotecnologia e Cultura de Arroz". Além da participação de pesquisadores nas palestras técnicas do evento, a Embrapa está divulgando os resultados de suas pesquisas com arroz no estande da instituição montado especialmente para o evento e também nas vitrines tecnológicas 2 e 3, através de Unidades Demonstrativas das cultivares: BRS Querência, BRS Atalanta e BRS Fronteira.

No sábado (7/3), durante a solenidade de encerramento do evento, que acontece às 21h15, no auditório "B", está prevista a entrega dos troféus "Homem, Mulher e Cientistas do Arroz". Na ocasião, o Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, será homenageado com o recebimento do troféu "Homem do Arroz" e o pesquisador da Unidade, Ariano Martins Magalhães Júnior, vai receber a homenagem de "Cientista do Arroz".

Christiane Rodrigues Congro Bertoldi – Mtb-SC 00825/9Embrapa Clima Temperado Contatos: (53) 3275-8113 - congro@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/