04/03/09 |

Clonagem de bananeiras: mais produtividade, mais segurança

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Você pode não saber, mas o fruto que chega a sua casa muitas vezes é resultado da mais avançada tecnologia na área de produção de alimentos. Esse é o caso da clonagem de mudas de bananeira desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-Ceará), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma alternativa ao método tradicional de produção.

A clonagem, que tem início na retirada de uma parte central (o ápice caulinar) dos rizomas da bananeira, é responsável por um aumento de até 25% na produção de frutos, se comparado com a técnica tradicional. A partir de apenas um rizoma é possível gerar até 200 mudas, em um processo conhecido como micropropagação.

No método convencional, a proporção é de um rizoma para uma nova muda, podendo chegar a cinco ou dez em um período de um ano.O desenvolvimento da espécie in vitro, ou seja, em laboratório, garante ainda o fornecimento de mudas mais seguras, uniformes e livres de microrganismos, diminuindo os gastos com defensivos agrícolas.

Nesta semana, a empresa cearense Bioclone, membro do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta), entregou seu primeiro lote de quatro mil mudas clonadas de bananeira do grupo Cavendish, tipo exportação. Segundo o coordenador regional do programa, Genésio Vasconcelos, a ação é bastante significativa, pois mostra a capacidade da empresa incubada de levar seus produtos ao consumidor, "concluindo assim o ciclo de inovação tecnológica, que tem início na pesquisa e conclusão com a aplicação prática no mercado".

Durante o período de incubação, que teve início em agosto passado, a empresa contará com as instalações físicas da Unidade e assessoria técnica dos pesquisadores da Embrapa. O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) também é um dos parceiros dessa iniciativa.

Ricardo Moura (DRT 1681CE JP) Embrapa Agroindústria Tropicalricardo@cnpat.embrapa.brContatos: (85) 3391.7116 / 3391.7117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/