04/03/09 |

Prosa Rural é selecionado como tecnologia social pelo MDA

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa de rádio Prosa Rural, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, foi indicado como uma das cinqüenta melhores experiências na área de tecnologia social, desenvolvidas no Brasil. A seleção, realizada em duas fases, foi coordenada pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A primeira chamada de trabalhos ocorreu em outubro de 2008 e a segunda, em janeiro de 2009. Ao todo, 88 trabalhos se inscreveram, entre os quais o Prosa Rural, submetido à análise de uma comissão técnica e habilitado na etapa final do processo, na categoria Tecnologia Social para a Educação.

"Acreditamos e valorizamos muito o papel do Prosa rural como importante veiculo, não só de difusão de conhecimento, mas também de participação social", disse a consultora do Nead, Maria Clara Maurício.

"Assim, imaginamos ser possivel por meio do rádio motivar articulações locais dos agricultores, rádios, territórios da cidadania, organizações estaduais de pesquisa agropecuária (Oepas),etc, para que, além de divulgar conteúdos tecnológicos, sejamos capazes de também gerar conteúdos participativos, de acordo com as próprias demandas locais".

Segundo ela, já está sendo articulada uma parceria entre o MDA e a Embrapa, voltada à divulgação das políticas públicas do ministério para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

Para o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, o reconhecimento do alcance do Prosa Rural pela iniciativa do Nead é muito importante. "Desde 2003 estamos no ar, levando informação a quem mais precisa dela, ou seja, o homem do campo que depende da terra não só para sobreviver, mas para contribuir com o desenvolvimento do País", comentou.

"É fundamental que o conhecimento científico produzido pela Embrapa chegue até ele, por meio de um veículo acessível, como é o rádio, por meio dessa grande rede de emissoras que se formou e cresce a cada dia", completou, referindo-se às mais de mil rádios comunitárias parceiras do projeto.

Premiações

Em 2004, o Prosa Rural foi premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), região Centro-Oeste/Leste, na categoria Relacionamento com a Comunidade; em 2005, recebeu a certificação de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil; em 2006, reconhecido no prêmio Inovação na Gestão Pública Federal, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em 2007, recebeu o prêmio da Rede Internacional de Desenvolvimento Econômico Local e Comunitário (Ridelc).

Até o final do primeiro semestre de 2009, o Nead vai promover uma oficina de integração em Brasília, com a participação de todos os selecionados, com o objetivo de realizar projetos conjuntos em cada um dos eixos temáticos (capacitação, educação, empreendimentos econômicos solidários, moradia rural, biossistemas e agroecologia). Participaram instituições de pesquisa, universidades e institutos brasileiros e estrangeiros, cujas atuações representam possibilidades de incentivo em benefício principalmente de comunidades de agricultores familiares.

Kátia Marsicano ( 03645 MTb- DF)Embrapa Informação Tecnológica Brasília – DF katia@sct.embrapa.br  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/