06/03/09 |

Dia de Campo na Escola Família Agrícola do Pacuí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na quinta-feira( 5) será realizado um Dia de Campo da Cultura da Bananeira, para alunos e  pais, que são produtores agrícolas, conhecerem resultados preliminares e técnicas adequadas do cultivo da bananeira naquela região.

A região do Pacuí, no município de Macapá (AP), tem perspectivas de diversificar sua vocação econômica agrícola, atualmente concentrada na produção de mandioca. A cultura da bananeira vem sendo testada pela Embrapa Amapá em um experimento instalado na Escola Família  Agrícola do Pacuí, uma das referências em educação no campo na região Norte.

O Dia de Campo será composto de três estações. Inicialmente, o engenheiro agrônomo Jackson de Araújo dos Santos vai demonstrar os aspectos fitotécnicos da cultura da bananeira, com abordagem sobre o manejo, as práticas de condução durante o ciclo da produção dos frutos, que é de um ano em média.

A estação seguinte será conduzida pelo pesquisador Nagib Jorge Melem, com orientações sobre  adubação e nutrição do solo para o cultivo da bananeira. O evento será encerrado com a estação que demonstraos procedimentos adequados para a pós-colheita da banana, a fim de garantir maior durabilidade e qualidade dos frutos nas prateleiras, conduzida pela pesquisadora Valéria Bezerra.

Alimentação dos alunos

Um dos resultados do experimento instalado pela Embrapa em janeiro de 2008 são as bananas que estão sendo colhidas atualmente. Os frutos servem para alimentação dos alunos da Escola do Pacuí. Os materiais escolhidos para a pesquisa são as cultivares Tropical, Japira, Maravilha, Preciosa, PacovanKen, fornecidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA).

A banana é uma das espécies frutíferas envolvidas no projeto "Transferência de Tecnologias e Conhecimentos em Apoio à InclusãoTecnológica e ao Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar no Estado do Amapá", coordenado pelo engenheiro agrônomo Jackson de Araújodos Santos.

O projeto é desenvolvido pela Embrapa Amapá em parceria com a Rede das Escolas Famílias do Amapá, o Instituto de Desenvolvimento  Rural do Amapá (Rurap) e Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com isso, visa articular competências para difundir e transferir conhecimentos e tecnologias para unidades familiares, por meio das escolas famílias, que atuam com a pedagogia da alternância. Este método consiste em períodos vividos entre a escola, a família e a comunidade.

Dulcivânia Freitas Jornalista (DRT/PB 1.063)Embrapa AmapáContatos: (96) 4009-9511/9902-9959dulcivania@cpafap.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/