12/03/09 |

Cônsul dos Estados Unidos visita Embrapa em Campo Grande

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Brasil e Estados Unidos são concorrentes em vários ramos e não seria diferente no setor agropecuário. Produtos como soja, açúcar, algodão, frango, carne bovina, trigo, leite e sorgo estão sempre na roda de negócios. Entretanto, manter boas relações e procurar acordos que satisfaçam as duas partes também são estratégias de mercado.

Pensando nisso, o cônsul geral dos Estados Unidos da América em São Paulo, Thomas J. White acompanhado dos cônsules Morgan Perkins e David Brooks, visitaram a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) para conhecer as principais atividades da Unidade na região e visitar o centro experimental.

Durante o curto período foram apresentadas à comitiva americana a Empresa, sua história e ações, pelo chefe-geral da Unidade, Rafael Geraldo de Oliveira Alves; os programas de pesquisa nas áreas animal e vegetal, pelos pesquisadores Cleber Oliveira Soares e Cacilda Borges do Valle, respectivamente; e o Programa "Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte" pelo coordenador nacional do programa e pesquisador, Ezequiel Rodrigues do Valle.

Diversos assuntos chamaram à atenção dos diplomatas, em especial, as linhas de pesquisa da Embrapa com etanol, a difusão de suas tecnologias, o rastreamento bovino, os trabalhos desenvolvidos com os países de fronteira, como Bolívia e Paraguai, dentre outros.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, é sempre importante a integração com a comunidade científica americana. "Brasil e Estados Unidos têm uma forte relação em Ciências Agrárias e a visita estreita mais ainda as relações", ressalta Rafael Alves.

Segundo ele, há dois anos a Unidade recebeu a visita do Consulado, o que evidencia, mais uma vez, a competência da Embrapa em sua missão. "De certa forma mostra que somos referência naquilo que fazemos como Centro Nacional de pesquisa em pecuária de corte. Demonstra que nossas pesquisas têm credibilidade, porque são desenvolvidas com seriedade e resultam em tecnologia para produção de carne de melhor qualidade".

Thomas White comprovou tais impressões ao destacar que Mato Grosso do Sul é um estado extremamente importante para pecuária de corte e a Embrapa está inserida neste contexto. "Não tem como falar em pecuária em Mato Grosso do Sul sem mencionar a Embrapa. O que vimos aqui nos ajuda a sair da idéia romântica do setor agropecuário brasileiro, porque encontramos pesquisa, desenvolvimento e inovação para que a atividade possa trazer bons resultados. Apesar de sermos concorrentes em diversos aspectos, a crise vai influenciar muito no intercâmbio Brasil – Estados Unidos e acabar nos aproximando".

Dalízia Aguiar (DRT 280314/MS)Embrapa Gado de CorteContato: (67) 3368-2144dalizia@cnpgc.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/