09/03/09 |

Workshop discutirá incentivo ao consumo de frutas e hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta sexta (13), pesquisadores da Embrapa e de instituições ligadas a produção e consumo de frutas e hortaliças estarão na Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ) para delinear um programa nacional de incentivo ao consumo de frutas e hortaliças como forma de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida, provocando mudanças comportamentais no consumidor e novas posturas técnicas e ambientais em produtores, distribuidores e comerciantes de alimentos. 

A ciência já indicou que uma alimentação mais rica em fibras, vitaminas e sais minerais colabora para a prevenção de doenças como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares. O incentivo ao consumo de frutas e hortaliças vai ao encontro das Metas do Milênio, firmadas pela ONU em 2000, cujo objetivo é reduzir à metade os índices de pobreza e fome até 2015. A nutrição é a base para alavancar as outras metas que dizem respeito à educação, igualdade de gêneros, saúde, meio ambiente e desenvolvimento.

Há dois anos, a Embrapa Agroindústria de Alimentos lidera um projeto de incentivo ao consumo de frutas, hortaliças e verduras (FLV) nos bairros de Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz, na zona oeste do Rio. As ações envolvem o incentivo a produção de alimentos em pequenas hortas escolares e familiares, orientação alimentar, oficinas de sensibilização de agentes de saúde, professores e pequenos comerciantes, distribuição de material informativo e mobilização das comunidades em datas especiais como Dia Mundial da Alimentação, da Saúde e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A idéia é integrar as ações que levem a uma alimentação mais saudável, estreitando laços na comunidade e disseminando práticas sustentáveis. Esta iniciativa conta com a parceria da prefeitura, as universidades estadual e federal do Rio de Janeiro, Inca, Fundação Xuxa Meneghel, Pastoral da Criança e a Assessoria e Serviços de Projetos em Agricultura Alternativa (ASPTA).

"A diretoria da Embrapa considerou oportuno aumentar o escopo desse projeto e, por isso, estamos convidando outras instituições para um debate que leve à construção de um programa nacional", explicou Regina Lago, chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos. O programa poderá abranger ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia, comunicação e marketing.

Outras informações: Regina Lago (lago@ctaa.embrapa.br) Chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos21 3622 9705 ou 3622 9600

Soraya Pereira (soraya@ctaa.embrapa.br) Embrapa Agroindústria de Alimentos 21 3622 9748 ou 9881 0535        

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/