11/03/09 |

Embrapa Florestas participa da Expodireto Cotrijal 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Florestas (Colombo/PR) vai participar como expositora da Expodireto Cotrijal, que acontece em Não-me-Toque/RS, de 16 a 20/03/2009. A Unidade estará presente no estande da Embrapa com mostruários e informações sobre formigas cortadeiras e controle da vespa-da-madeira.

Formigas

As formigas cortadeiras dos gêneros Atta e Acromyrmex, conhecidas como saúvas e quenquéns, são consideradas as mais importantes pragas de florestas plantadas de pínus e eucalipto. Estas formigas cortam o tecido vegetal das plantas para alimentar um fungo que, por sua vez, é uma importante fonte de alimento para elas. Os prejuízos ocorrem principalmente durante os primeiros seis meses de idade dos plantios, quando o desfolhamento causado pelas formigas pode provocar a morte das plantas. O maior problema ocorre em plantios em áreas anteriormente ocupadas por pastagens, devido à alta quantidade de ninhos de quenquéns. Neste caso, em plantios de eucalipto, por exemplo, o ataque das formigas pode causar a mortalidade de até 70% das plantas nos primeiros 30 dias de idade.

O combate às formigas cortadeiras é realizado basicamente com a aplicação de iscas formicidas. Recomenda-se o controle pré-plantio, realizado antes de utilizar a área e uma inspeção 30 dias após o plantio, para uma possível segunda intervenção. Os visitantes do estande da Embrapa poderão conhecer de perto um formigueiro de saúvas e sua forma de organização, além de receber mais informações sobre as formigas cortadeiras.

Vespa-da-madeira

A vespa-da-madeira é outra praga florestal que, caso não seja controlada, pode ser responsável por grandes prejuízos àqueles que investem em plantios florestais de pínus. Introduzida no Brasil em 1988, os plantios passaram a ter sua produtividade ameaçada, com um risco de perdas potenciais de até R$ 54 milhões/ano, nos 450.000 hectares da Região Sul onde a praga está presente atualmente. Um amplo programa de monitoramento, detecção e controle foi criado pela Embrapa Florestas em parceria com o Fundo Nacional de Combate à Vespa-da-Madeira - Funcema. O Programa Nacional de Controle à Vespa-da-Madeira já conseguiu reduzir os prejuízos decorrentes da praga em mais de 70% onde as medidas preconizadas são adotadas.

Os principais danos provocados por este inseto são perfurações e deterioração da madeira, além de ser uma porta de entrada de patógenos secundários, que comprometem a qualidade da madeira, limitando o seu uso, ou tornando-a imprópria para o mercado. Uma caixa demonstrativa vai estar em exposição no estande da Embrapa para que os visitantes conheçam a praga, sua forma de atuação e como é feito seu controle.

Além destes assuntos, os técnicos da Embrapa Florestas vão estar no estande à disposição dos visitantes com orientações sobre adequação ambiental e a importância da inserção do componente florestal na propriedade rural.

Serviço: Expodireto Cotrijal Data: 16 a 20/03/2009 Local: Não-me-Toque/RS

Katia Pichelli – jornalista – MTb 3594/PR Embrapa Florestas katia@cnpf.embrapa.br(41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/