16/03/09 |

Projetos devem alavancar fruticultura em Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A equipe de fruticultura da Embrapa Roraima ganhou reforço com a chegada dos pequisadores Teresinha Albuquerque e Edvan Chagas. Juntamente com os pesquisadores Otoniel Ribeiro e Paulo Emílio Kaminski, eles pretendem impulsionar o trabalho desenvolvido com frutas no Estado. Para isso, o grupo vem se reunindo para traçar uma programação de pesquisa específica para Roraima. O objetivo é valorizar e aplicar de forma sustentável os recursos naturais regionais.

Segundo Teresinha, ficou definida a elaboração de projetos que contemplem não só as frutas mais populares no comércio da região, como manga, abacaxi, mamão, maracujá, banana e graviola; mas também aquelas que têm potencial econômico e são de regiões temperadas e subtropicais, como maçã, pêra, pêssego, ameixa, framboesa, amora e figo. E, claro, não podiam ficar de fora as espécies nativas da Amazôna legal. Elas formam um terceiro grupo com açaí, cajá, murici, cupuaçu, pupunha, entre outras.

A equipe da Embrapa/RR dividiu o trabalho em 4 grandes projetos, que serão submetidos aos editais da empresa e visam o atendimento de todos os atores do agronegócio da fruticultura. Para eles, o Estado ainda é incipiente, apresentando falta de infra-estrutura e de conhecimento aprofundado que possam alavancar a produção e comercialização. "Inicialmente, será feita a introdução e avaliação de materiais genéticos, e, em seguida, os diagnósticos das culturas", explica Teresinha. Os projetos, conforme a pesquisadora, serão realizados em parceria com outras unidades de pesquisa e ensino do país e  do exterior.

Liliane Cronemberger (DRT 1157-PI)Embrapa RoraimaContato: (95) 3626-7018lilianeberg@gmail.com

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/