17/03/09 |

Cultivares são lançadas na Expodireto 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa apresenta seus lançamentos na Expodireto 2009 nesta quarta-feria (18), às 15h no estande da empresa. Os destaques são cultivares de soja e abacaxi adaptadas à Região Sul do Brasil.

A BRS Ajubá é a primeira cultivar de abacaxi adaptada ao clima temperado do sul do país. Sem espinhos nas folhas e de sabor ainda mais doce no verão, a nova cultivar recomendada para consumo in natura e para a indústria promete boa aceitação junto ao consumidor. A cultivar Ajubá vem dotada de outra característica agronômica de destaque: resistência à fusariose, principal doença da cultura. Segundo a Embrapa Transferênciade Tecnologia, a cultivar foi avaliada durante três ciclos em parceria com a Emater/RS. Os testes de validação foram realizados com êxito no Noroeste do Rio Grande do Sul, região para a qual é recomendada.

A soja transgênica BRS Taura RR é filha de BRS 154, uma das cultivares mais plantadas no Rio Grande do Sul, e herdou características genéticas como a elevada produtividade e a boa resistência a doenças. A produtividade média de BRS Taura RR nos ensaios comparativos de rendimento de grãos, nas safras agrícolas de 2004/2005 a 2007/2008, no Rio Grande do Sul, foi de 2.879 kg/ha, superior em 6,4% à média dos padrões; no Paraná, foi de 4.446 kg/ha, superior em 3,2%; e em São Paulo, foi de 4.325 kg/ha superior em 5,1%. Vale lembrar que o rendimento médio das lavouras de soja na última safra ficou em 2.028 kg/ha no RS. Nesta safra 2008/2009, BRS Taura RR será multiplicada pelos instituidores da Fundação Pró-Sementes e, para a safra agrícola de 2009/2010, a semente estará à disposição dos agricultores.

Assinatura de acordo

Além do lançamento das cultivares, será assinado na quarta-feira (18), durante a Expodireto 2009, um acordo de cooperação geral entre a Embrapa e a Fundacep (Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrifo). A parceria tem o objetivo de somar esforços na execução de projetos de pesquisa e transferência de tecnologias, através da cooperação técnica e financeira entre as instituições. Assinam o termo o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha, e o Presidente da Fundacep, Darci Pedro Hartmann.

A assinatura acontece no estande do Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento logo após os lançamentos das tecnologias da Embrapa. 

Joseani M. Antunes (Mtb 9693/RS)              Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS)Embrapa na Expodireto  (54) 3316-5806joseani@cnpt.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/