17/03/09 |

Cooperação entre Embrapa e França se fortalece

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Para fortalecer as parcerias com instituições francesas, o pesquisador Fernando Macena, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados, participa nesta semana, em Montpelier e Paris, de encontros com representantes do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas (INRA), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e AgroParisTech. A viagem, a convite do governo francês, não tem custo para a Embrapa.

O pesquisador Eric Scopel, do CIRAD, que há 9 anos atua na Embrapa Cerrados, acompanha Macena. Scopel, após quase uma década de atuação em projetos em parceria com a Unidade. Ele irá trabalhar em Madagascar a partir de agosto deste ano.

O CIRAD está avaliando os resultados gerados pelo projeto Medusa, conduzido no Brasil, Mali, Vietnã e Zimbábue. No Brasil, o estudo contribuiu para avaliar inovações tecnológicas voltadas para pequenos produtores em Unaí –MG.

A instituição francesa prepara ainda o lançamento do projeto Pepites, financiado pela Agência Nacional de Pesquisa Francesa. A nova pesquisa, voltada para o incentivo a práticas de agricultura de conservação entre pequenos produtores, irá ter áreas de estudo no Brasil, Madagascar e nas regiões norte e sul da França. No Brasil, a ênfase do projeto será incentivar e avaliar a adoção do sistema de plantio direto.

Macena terá uma reunião com a direção do departamento Persyst, do CIRAD, para discutir a substituição do pesquisador Eric Scopel. O chefe de P&D salienta que a parceria com o CIRAD "é estratégica para a atuação conjunta em projetos internacionais para o continente africano". Gustavo Porpino de Araújo (RN648 JP)Embrapa Cerrados Contato: (61) 3388 9945gporpino@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/