17/03/09 |

Embrapa Cerrados inaugura Gerelab

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Cerrados (Planaltina - DF) inaugurou na manhã desta terça-feira (17) um local apropriado para gerenciar resíduos de laboratórios. O Gerelab é um prédio projetado para tratar, armazenar e providenciar a disposição final de substâncias com algum grau de toxicidade.

O prédio conta com chuveiro de emergência, pias na parte interna e um depósito para armazenar adequadamente frascos e embalagens. Para o veterinário José Robson Sereno, chefe-geral da Embrapa Cerrados, a conclusão do prédio dá início à política de gestão ambiental da Unidade. "A primeira fase, que é a construção em si, está concluída. O próximo passo é a mudança de cultura nos laboratórios", comenta.

Ricardo de Oliveira Encarnação, coordenador do projeto corporativo de gestão ambiental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, também participou da inauguração. Encarnação salienta que a verba para compra de equipamentos deve ser liberada até maio. A iniciativa faz parte do projeto corporativo de gestão ambiental, um "esforço para manejar bem os resíduos" gerados pelos laboratórios.

O coordenador lembra que a equipe dos laboratórios precisa "assimilar as mudanças" e "fazer parte do processo" de coleta de resíduos para o Gerelab. A farmacêutica Daiva Tupinambá, chefe de administração da Embrapa Cerrados, destaca que "a estrutura é algo que faltava há muito tempo". Tupinambá lembra, no entanto, que "a estrutura física de nada serve se não souberem usar o laboratório".

Para treinar os usuários, a Unidade da Embrapa prepara uma série de iniciativas educativas, entre elas, a 2ª Semana de Educação Ambiental, de 7 a 9 de abril. Gustavo Porpino de Araújo (RN648 JP)Embrapa Cerrados (Brasília/DF) Contatos: (61) 3388 9945gporpino@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/