18/03/09 |

Embrapa e Keygene começam parceria

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos próximos cinco anos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai desenvolver projetos de cooperação técnica com uma das mais importantes empresas do mundo em investigação, desenvolvimento e inovação em genética molecular: a holandesa Keygene N.V.

Um memorando de entendimento com essa finalidade e que, entre outros pontos, contempla a articulação em pesquisas nas áreas de genética molecular e biotecnologia em apoio ao melhoramento genético de plantas, acaba de ser firmado entre a estatal brasileira e a Keygene, em Wageningen, na Holanda.

De acordo com o pesquisador Manoel Souza (o primeiro à direita na foto), que atua no Laboratório Virtual da Embrapa na Europa (Labex Europa), na representação com sede em Wageningen, o memorando prevê a formação de um comitê diretivo que tratará da elaboração de projetos de cooperação técnica (PCTs). Esse comitê terá dois membros de cada uma das organizações e deverá ser formado nos próximos 30 dias.

"A parceria da Embrapa com a Keygene precisa ocorrer em um cenário de sinergismo intelectual, redução de custos financeiros, aumento da velocidade de execução de projetos e divisão de lucros advindos das tecnologias geradas na parceria", avalia Manoel Souza, cientista com atuação na área de biologia avançada.

Na cerimônia de assinatura do documento, a Embrapa foi representada pelo  coordenador do Labex Europa, Pedro Braga Arcuri (o segundo à direita na foto), e Manoel Souza, e a Keygene pelo diretor executivo, Argen J. Van Tunen (à esquerda na foto).

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)E-mail: deva.rodrigues@embrapa.brTelefone (61) 3448-4015

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/