23/03/09 |

Operação Arco Verde tem participação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Oferecer alternativas de produção sustentável aos municípios que mais desmataram na Amazônia Legal entre 2007 e 2008. É com esse propósito que a Embrapa participa da Operação Arco Verde, do Governo Federal, coordenada pela Casa Civil e que conta com a participação de 13 ministérios, entre eles: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Atualmente, fazem parte dessa lista 37 municípios – dezenove do Mato Grosso, treze do Pará, quatro de Rondônia e um do Amazonas. A idéia é ajudar os gestores desses  municípios a não fazerem mais parte da lista de desmatadores, e sim, de passarem a defender e exercer atividades legais e sustentáveis. 

Nesse sentido, o principal papel da Embrapa é transferir tecnologias para esses municípios, com a disponibilização de conhecimentos e tecnologias adequadas ao atendimento das demandas e das potencialidades de cada uma. Na primeira fase, foram realizados seminários nos estados, em  que representantes da Empresa apresentaram a missão da empresa e exemplos de tecnologias que podem ser utilizadas na  transição de um modelo predatório para um modelo sustentável de desenvolvimento para a Amazônia

Num segundo momento, serão feitos contatos diretamente com as prefeituras. "A idéia é, com ajuda dos órgãos de assistência técnica e extensão rural dos Estados, estreitar o relacionamento com as prefeituras, realizando atendimento direto com elas. É o momento de afinar as ações", explicou o analista da Embrapa, gestor da Agenda de Transferência de Tecnologia da Região Norte, Márcio Armando.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Minelvina Nascimento Freitas, as ações contarão com a participação de todas as unidades de pesquisa. "As atividades locais previstas exigirão esforço adicional de cada uma de nossas unidades com ações programadas ou potenciais para cada município que faz parte da lista", afirmou. 

A segunda fase da operação está prevista para a segunda quinzena de abril.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/